CHARLIE BROWN JR.

Bom, pra quem não sabe (o que é bem dificil, diga-se de passagem), o Charlie Brown Jr é uma banda que começou as suas atividades em 1992 e traz em seu som influências de Hardcore Californiano, Punk Rock, Rap e Reggae.

No dia 25 de Setembro, vulgo sexta-feira passada, lançou seu álbum mais recente, o Camisa 10 (Joga Bola Até Na Chuva), é sobre esse novo trabalho da banda que eu vou te contar.

Abrindo o disco, Dona do Meu Pensamento parece sóbria com Chorão cantando num tom mais baixo, mais suave. O instrumental é bom também, não soa exatamente como o Hardcore que tornou a banda conhecida, a letra que fala de amor, faz a música flertar com o que as pessoas costumam chamar de emo, mas não deixa de ser uma boa música, principalmente como abertura de álbum.

Me Encontra tem a sequência de acordes e os efeitos de guitarra que são usados em 9 de cada 10 músicas do CBJR. Ou seja, soa como tema de abertura da Malhação. Embora tenha sido escolhida como primeiro single do álbum, é uma música fraca. A faixa seguinte é Só Os Loucos Sabem, que é uma baladinha pop feliz carregada no violão. A letra tem muito do Charlie Brown mesmo, eles não tentam copiar ninguém e nem "seguir tendências" e isso, é um ponto positivo,
eles mantém as raízes, ao menos nas letras...

Inabalávelmente tem uma baita levada de reggae, que às vezes toma formas de HC, que é uma característica presente em todos os álbuns da banda. Uma das curiosidades acerca dessa música é que há um riff de guitarra logo no início, e que ele é incrívelmente igual ao toque do piano no famoso jogo Side Pocket, de Super Nintendo, que quem viveu os anos 90 e teve um SNES sabe do que se trata.

Adiante temos Só Existe O Agora, que mostra que o Charlie Brown vem mudando de face ao longo dos discos lançados, as letras carregadas de positividade mostram a nova fase da banda. Uma coisa que não muda nunca, independente do baixista que esteja tocando, é que as linhas
de baixo são sempre complexas e bem marcadas.

A faixa 6 é Só Pra Vadiar e a guitarra tem o mesmo efeito usado na faixa anterior. Aos 9 segundos, entra um wah-wah e um solo curto de guitarra, muito bem executado pelo Thiago, guitarrista da banda. Os solos ainda entram nos intervalos entre um verso, ou uma frase e outra.

Puro Sangue não tem muito do Charlie Brown, é uma faixa meio lenta, tocada num tom baixo, com a guitarra com um feeling bem incomum, sobretudo quando se trata de uma banda que é classificada como Hardcore.

Em seguida, chegamos à faixa 8, entitulada de O Dom, A Inteligência e a Voz, que finalmente faz lembrar o CBJR das antigas. Um baixo meio estourado, guitarra pesada e vocal gritado. Boa música, assim como a que vem a seguir, Os Cortes, cuja letra fala de superação e de nunca desistir do que você quer.

Viver Dias de Sol começa com um solo curto de baixo muito, muito bom mesmo. O difícil é fazer a identificação, saber se é pizzicato ou palheta. O fato é que faz lembrar, de longe, aquelas viradas que o Flea, do Red Hot Chili Peppers costumava fazer. A guitarra vem carregada de peso e efeitos. A bateria é como em todas as faixas de todas as bandas de HC, não muda, é impressionante.

Mas sem sombra de dúvida, a melhor música do disco é Comigo Ninguém Tira Onda, com o perdão das palavras mas... é inevitável definir essa música de um modo que não seja esse: Ela tem um riff foda, com um bom revezamento entre guitarras e um slap do caralho no baixo. Além de um puta solo de guitarra que começa aos 01:47 e acaba aos 02:00. E é o que há a dizer sobre essa música. Em tempo, pedaços do solo são repetidos no final da música.

Pra finalizar, a música que dá nome ao disco, Camisa 10 Joga Bola Até Na Chuva. A letra soa muito Marcelo D2. Fala basicamente sobre fazer o que tiver de fazer e falar o que tiver de falar. Precisa mais?

Apenas pra concluir. Há de se dizer que quando o Marcelo Vargas (que volta e meia contribui com essa chonga) pediu pra que eu fizesse essa resenha, logo de princípio não comprei a idéia, ainda disparei pra ele: "Não gosto desse 'Skate Hardcore eu sou o fodão'", e isso foi dito logo depois que ele disse: "Ouça, sem preconceitos".

Entretanto, devo dizer que queimei a lingua, pois é um bom álbum do rock nacional, que foi lançado dia desses e que logo logo deve ter suas músicas de trabalho tocando na MTV, no Multishow e nas rádios pelo Brasil afora.

Em tempo, se tu se interessou e quer baixar o disco, é só clicar em DOWNLOAD, rapaz.

Post ao som de: Comigo Ninguém Tira Onda - Charlie Brown Jr.

That's all, folks!

1 Response to CHARLIE BROWN JR.

21 de outubro de 2009 às 17:19

esse hitzinho dele é mt parecido com os antigos, mas é ruim, enjoativo.
[eu e minhas enjoações (eca)]

 

Copyright © 2009 Coffee, TV and Music All rights reserved.
Converted To Blogger Template by Anshul Theme By- WooThemes