COLDPLAY


Arista: Coldplay
Album: Viva La Vida
Ano: 2008
Onde: Inglaterra

É um album bem ao estilo Coldplay mesmo, não espere rock n’ roll ácido ou nem ao menos virtuoso, mas justiça seja feita, esse é o melhor disco dos caras, eu ouvi os outros, são bons, mas não são como Viva La Vida, tem um sentimento diferente, uma certa melancolia, até mais do que nos outros, tem um som diferente, que faz lembrar os anos 80.

A primeira faixa é Life In Technicolor, que é só um instrumental, mas é muito muito, mas muito anos 80 mesmo, é a introdução do que o album tem a mostrar, muito boa. A segunda é Cemeteries Of London, que também tem um ar meio sombrio, ao mesmo tempo, oitentista, flertando com algo parecido com New Order ou Duran Duran, grande sacada do Chris Martin.

Lost! é a faixa seguinte, no começo parece até hip-hop, o início dela é no mínimo estranho, fazer o que né... tempos modernos, o rock flerta com o hip-hop, que flerta com o pop que flerta com o country... Mas enfim.. é uma musica ouvível, não é nenhuma obra prima, inclusive até acho que pecaram ao colocar essa musica no album, é o que eu disse, a musica não é ruim, mas... num album bom como Viva La Vida, poderia ter sido deixada de lado que nem ia fazer falta, ao contrário, subiria ainda mais o disco no meu humilde conceito...

Acho que essa é a primeira musica com numeros no título que eu falo nesse blog, e olha que estamos na 19ª postagem. Bem... a musica se chama 42, é outra musica bem ao estilo Coldplay, Radiohead e afins mesmo. Com um piano melancólico, que chega a chorar junto com a musica e uma bateria com uma levada bem lenta e até alguns violinos, juntados aos vocais calmos de Chris Martin, resulta em uma das melhores faixas do album. Aos exatos 1:34 ela sobe o ritmo, mas não fica tão mais animada assim... só uns violinos e violãocelos mais rápidos, a bateria também fica mais interessante.

Lovers In Japan talvez seja a musica mais oitentista do disco, tem um piano triste no começo, que inclusive, a qualidade do audio não é das melhores, talvez tenha sido feito assim para que desse um ar ainda mais antigo, mas enfim... depois ela pega um ritmo mais rapidinho, também faz lembrar New Order.

Adiante temos Reign Of Love que assim como 90% ou mais, das musicas do Coldplay começa com piano, na verdade... eu fui pesquisar a letra e apareceu algo assim: Lovers In Japan (Reign Of Love), o que me faz concluir que é a mesma musica, é como se fossem duas musicas em uma, uma escondida na outra, mas no disco estão separadas. Vai entender a cabeça do Chris Martin. Reign Of Love é uma musica curta, tem menos de três minutos e faz lembrar muito o Radiohead, extremamente recomendável pra quem curte um Britpop bem lento com pianos bem marcados.

Yes é outro bom motivo pra ti ouvir esse album, o começo dela me faz lembrar alguma musica de outra banda, só não consigo identificar qual, pode ser que seja The Verve, não tenho muita certeza... mas é só o começo. Depois ela muda o ritmo e é levada na bateria, piano e violinos, destaques pra pra voz de Chris Martin, que está um pouco diferente do habitual, pro baixo que é marcado com slides e pros solos de violino que fazem a ponte de uma parte à outra, muito interessante.

Chegamos então à metade do disco e também a faixa que dá nome ao album, na verdade são duas faixas que dão nome ao album, porque o album na verdade se chama Viva La Vida Or Death And All His Friends, sendo que Viva La Vida é o nome da faixa 8 e Death And All His Friends é a faixa 11. Mas então falando de Viva La Vida, a musica, é uma musica bem interessante, diferente eu diria, com uns violinos super interessantes, com algum tipo de efeito, fazendo lembrar Nine In The Afternoon, dos americanos do Panic At The Disco, não que as musicas se pareçam uma com a outra, mas o modo com que os violinos e violãocelos são tocados, inclusive... violinos e violãocelos esses que são usados ao extremo nesse album.

Violet Hill faz lembrar e muito o Radiohead, que às vezes, num momento Creep por exemplo, misturava o piano lento à guitarras distorcidas, coisa rara no Coldplay. Essa musica fala sobre algo como: Então se você me ama, por que vai me deixar ir? Então se você me ama, por que eu não posso saber? É algo assim... bem comum no Britpop, principalmente vindo do Coldplay, Oasis e The Verve. Tem também outra coisa bem difícil de se ver no Coldplay, solo de guitarra, e justiça seja feita, um solo bem executado, encaixado com perfeição à musica.

A faixa 10 é Strawberry Swing, o nome da musica já sugere bastante coisa. O começo dela soa meio country, mas conforme o desenvolvimento dela, ela vai se tornando uma musica dançante, não é nada que faça pirar, é simplesmente uma musica boazinha de se ouvir.

Agora temos a outra faixa que dá nome ao disco, Death And All His Friends, com um nome desses, principalmente tendo Death no começo poderia até ser uma musica do Metallica ou do Iron Maiden. Mas essa musica é bem, mas bem lenta mesmo, mas isso não quer dizer necessáriamente que seja triste. Ela fala sobre casamento, e sobre não querer segur a morte e todos os seus amigos. A letra é bem curta, mas a musica é bem interessante, ao que ela se desenvolve o ritmo melhora e fica bem legal de se ouvir.

The Escapist começa meio estranha tem piano e um teclado sintetizador, mas não quer necessáriamente dizer que seja eletrônica, só soa meio estranha... a musica é curta, tem menos de três minutos, mas a letra consegue ser mais curta ainda. São apenas quatro frases, que são repetidas duas vezes: E no fim / A gente desperta / E nós sonhamos / Nós escaparemos... tem um 'Oooh' também. Mas é só, como eu dizia, é um tanto quanto estranha, porque o jeito como ela soa, é como se estivesse sendo tocada de trás pra frente, enfim...

Essa próxima, por algum motivo me faz lembrar Guns N' Roses, não pelo seu jeito de ser, mas... pelo nome: Chinese Sleep Chant, lembraram agora? Mais uma em que a guitarra distorcida é usada, o que é bom saber, que o Coldplay está experimentando coisas novas, porque só pianinho e violão como no Parachutes ou A Rush Of Blood To The Head não dá né.

No fim, temos duas versões acusticas pra Lost! e Lovers In Japan.

Confesso que fiquei bem feliz ao ouvir esse album, não esperava grande coisa, já que se tratava de um album do Coldplay e a primeira coisa que vem a cabeça quando falamos dessa banda é: Sono. Ainda mais com um nome de Viva La Vida, que faz lembrar Ricky Martin, inclusive eu havia brincado uma vez que, se o album não fosse muito bom, com um nome desses a carreira do Coldplay acabava de dar un pasito pra trás. Mas queimei a língua, o album é sensacional! Altamente recomendável à download e principalmente à compra!

3 Response to COLDPLAY

12 de julho de 2008 às 10:43

Coldplay. *-*'
O Junior tá escrevendo cada dia melhor. meldels!
Onde é a fila dos autografos?

sausuhauhushasa

Anônimo
13 de julho de 2008 às 16:37

Mega post! O:
ah, até que gostei do álbum, mas é meio... sei lá, nem parece Coldplay ._.'
as melhor música do álbum é Cemiteries of London, bjs

e Jesus, pra que umas 14 músicas num álbum? õ.o tirasse umas 5 músicas ia ficar melhor .__.'


Junior, te emo Q
tu é artista tchau

3 de agosto de 2009 às 17:11

O VLVODAAHF é sensacional mesmo, eu sou super fã, e amei esse trabalho deles, ai ai *-*

 

Copyright © 2009 Coffee, TV and Music All rights reserved.
Converted To Blogger Template by Anshul Theme By- WooThemes