OASIS


É, vou falar do Oasis de novo. To pensando sériamente em falar de algum album deles pelo menos uma vez por mês, e... enfim, não vem ao caso.

Hoje, eu vou falar de um album que.. particularmente não gostava, bem, não é que eu não gostava, digamos que... eu gostasse menos do que os outros. Be Here Now, de 1997. No começo, quando eu não era tão fã do Oasis, esse foi o segundo album completo deles com qual eu tive contato, confesso que eu tinha um pouco de preguiça de ouvir só de ver que a primeira musica tinha quase 8 minutos de duração. Pois bem, vamos às informações que são sempre colocadas antes de qualquer post:

Artista: Oasis
Album: Be Here Now
Ano: 1997
Onde: Inglaterra

Mas, os tempos mudam, e acredito eu .. que depois do Standing On The Shoulder Of Giants e do (What's The Story) Morning Glory? esse seja o meu album preferido.

Começamos com D'You Know What I Mean?, o título pode demonstrar a humildade dos rapazes de Manchester, pois bem.. essa é a musica de quase 8 minutos que eu havia citado logo acima. Dizem que o Noel copia essa e aquela banda, que ele plagiou a intro de Imagine em Don't Look Back In Anger, ok, não discordo, é claro como água e nem o mais fanático dos fãs pode contestar.
Em D'You Know What I Mean? que eu ainda não tenho certeza se é a melhor musica do album ou está entre as melhores, Noel conseguiu plagiar a si mesmo, o riff de Wonderwall é claramente ouvido logo depois que a bateria entra na musica. Mas, isso não torna a musica ruim, não que Wonderwall seja ruim, mas enfim.. vocês entenderam. O que eu posso dizer mais é: É uma musica espetacular, ritmo contagiante e refrão estupidamente foda.

Em seguida temos My Big Mouth, que poderia muito bem ser uma musica do Aerosmith, han han, sacaram o trocadilho? Ok, não teve graça. Bem, como eu ia dizendo ... essa é uma musica que, digamos assim, ela seja uma pancada, tem uma levada mais rápida e tem umas caídas, umas quebradas na guitarra quando conduzem a musica ao refrão que... sem palavras, mais uma grande sacada do Noel.

Então temos agora a primeira musica cantada pelo Noel no album, Magic Pie, violão, teclado e a voz do Noel meio que.. como eu posso explicar, é como se ele estivesse falando ao telefone. Mais ou menos um minuto de musica e a bateria entra e a voz fica ahn, normal, é uma boa musica, não tanto quanto as duas primeiras. É uma das provas, pelo menos pra mim, que pensa assim: O Noel compõe melhor as musicas que o Liam canta, as que ele canta parecem que não ficam tão boas quanto.

Numero 4, Stand By Me, uma balada, talvez o grande hit desse album, juntamente com Don't Go Away, mas... a primeira entrou na primeira "coletânea" da banda, que é o album ao vivo Familiar To Millions, já a segunda, não. Mas enfim... deixo pra falar de Don't Go Away mais tarde. E como eu havia dito antes, se trata de uma baladinha, com um pré-refrão mais chiclete do que o próprio refrão em sí, logo, a musica é boa.

Indo pra próxima faixa, sabem quando você tem aquela sensação que já ouviu aquilo em algum lugar, vindo dessa mesma banda? Então... com I Hope, I Think, I Know é assim, só duram 7 segundos esse pensamento, mas sempre me faz lembrar Step Out, que pode ser encontrada no já anteriormente citado Familiar To Millions.

E isso também acontece nessa faixa de que falaremos agora, mas ... na verdade uma outra faixa do Oasis, encontrada no Standing On The Shoulder Of Giants, cantada pelo Noel, chamada Where Did It All Go Wrong?, faz lembrar essa, que se chama The Girl In The Dirty Shirt, não é necessariamente uma balada, mas não é das mais rápidas, de qualquer modo, vamos pra próxima.

Talvez o que faça muita gente lembrar dessa musica, é o fato de um amigo de longa data do Noel tocar guitarra nessa musica. Quem é ele? O Capitão Jack Sparrow! Sim, ele mesmo, o Johnny Depp. Fade In-Out, pra quem vai ouvir pela primeira vez pode parecer enjoativa, porque a introdução fica se repetindo por mais ou menos 1 minuto e 10. Sendo que ela tem quase 7 de duração, inclusive, todo o album Be Here Now se destaca por ser o primeiro album mega produzido da banda, nem mesmo o épico Morning Glory foi tão bem produzido, além do que, esse album também se destaca por ter faixas longas, com musicas de 6, 7 e até 9 minutos.

Faixa 08, Don't Go Away, a musica mais linda desse album, não quer dizer necessáriamente que seja a melhor, mas que é de longe a mais bonita, isso é. Eu até diria mais, é uma das mais belas canções que o Noel compôs até hoje.

Adiante temos a faixa que dá nome ao album, Be Here Now, começa com uma guitarra no mínimo, ahn.. esquisitinha, parecendo musica japonesa ou sejá lá o que for, depois entra o ritmo normal, tá aí outra das melhores musicas do album, é uma pena ela não ter sido composta pelo Noel antes, porque ela soa muito Morning Glory ou Definitely Maybe, porque é rock n' roll simples, sujo e direto, sem muita frescura.

Agora então, temos a faixa mais longa do album, porém, não menos importante, o que quero dizer é: Não é porque ela tem 9 minutos que você vai deixar de ouvir, trata-se de All Around The World, outra das mais belas composições não só desse album mas de todos os albuns do Oasis, simplesmente sensacional!

Bem, dependendo do teu ponto de vista, podemos até considerar essa como ultima faixa do album, estamos falando de It's Getting Better (Man!!), sim, o título é assim mesmo. É uma faixa que não tem como comentar, dizer isso ou aquilo, é simplesmente rock n' roll, é ouvir e curtir.

Pra finalizar, All Around The World (Reprise), uma versão um pouco diferente e encurtada da faixa 10, bem encurtada, a musica que tinha 9 minutos, é reduzida pra 2, além do que, essa é só uma instrumental, com alguns instrumentos de sopro e enfim...

Se for pra ti comprar um CD do Oasis e já tiver o Standing On The Shoulder Of Giants ou o Morning Glory, compre Be Here Now, é um album simplesmente fantástico! Uma obra prima de Noel Gallagher e compania.

No Response to "OASIS"

 

Copyright © 2009 Coffee, TV and Music All rights reserved.
Converted To Blogger Template by Anshul Theme By- WooThemes