THE SMASHING PUMPKINS


Tá aí uma banda que eu gosto bastante, mas nunca lembrava de falar dela por aqui. Bem, sem mais rodeios, vamos ao que de fato interessa:

Artista: The Smashing Pumpkins
Album: Zeitgeist
Ano: 2007
Onde: Estados Unidos

Zeitgeist é o sétimo album lançado pelo Smashing Pumpkins, sendo o primeiro depois da volta da banda em 2006, na verdade.. em termos, porque os dois unicos membros da formação original são o vocalista e guitarrista Billy Corgan e o baterista Jimmy Chamberlin. Inclusive, o album todo foi gravado apenas pelos dois, Billy fazendo as guitarras, o baixo, os teclados e Jimmy, óbviamente a bateria. É um album bem ao estilo Pumpkins mesmo, tem um pouco de alternativo, um pouco de grunge e até uma lasquinha de heavy metal. Tem até uns elementos de eletro, mas não é uma coisa descarada, descabida, foi colocado na medida certa.

Na minha opinião, Zeitgeist é o melhor album do Smashing Pumpkins desde Mellon Collie And The Infinite Sadness, de 1995. Até porque, se a banda chegou onde chegou, metade, ou mais da carreira se deve à esse album e aos hits 1979, Tonight Tonight e Zero. Mas enfim.. estou aqui pra falar de Zeitgeist e não do Mellon Collie.

O album começa com uma das melhores musicas, uma pancada logo de cara com uma introdução estupidamente foda na bateria, nada de excepcional, sem firulas, mas é foda, falo de Doomsday Clock. Passando para a faixa 5 de uma vez, bem... não que eu não goste de 7 Shades Of Black, Bleeding The Orchid e de That's The Way, mas.. essas musicas, eu ouço e não consigo formar algo concreto sobre elas, são boas musicas, algo me diz que preciso ouvir essas três com mais atenção, mas enfim...

Então, faixa numero 5, Tarantula, uma puta musica com um ritmo foda e um refrão marcante, simplesmente demais! Uma curiosidade sobre essa musica, é que a capa com o single dela, trás uma foto de Paris Hilton na capa, fazer o que... Billy Corgan e suas excentricidades.

Em seguida, Starz, é uma musica que eu não consigo entender direito, é como se ela tivesse algum mistério, é estranha, mas é legal. Bem... adiante, temos a faixa mais longa do disco, United States, que tem quase 10 minutos de duração. Mas é como eu sempre digo sobre as musicas longas, não é porque elas tem 8, 9 e até 10 minutos que você deve pular, musicas longas também tem sua qualidade, seu charme e seu valor.

E mais uma vez, musicas do Smashing Pumpkins que eu não consigo entender, Neverlost e Bring The Light, soam como Starz, claro que.. são musicas diferentes, mas o que eu quero dizer é que são complicadas de entender, se bem que.. não só esse album, ou o Mellon Collie ou o Billy Corgan, mas a banda Smashing Pumpkins em sí é uma banda complicada de entender, não que eles sejam ruins, ao contrário... talvez o que dificulte, pelo ao menos o meu entendimento à banda seja a complexidade nas letras e muitas vezes nas melodias, pode parecer estranho eu dizer isso, principalmente vindo de uma banda que flerta fortemente com o grunge, onde a criatividade não reina, mas... Billy Corgan supera tudo isso. Pulando fora do contexto Zeitgeist, ouça Tonight Tonight do Mellon Collie e vai entender exatamente o que eu quero dizer.

Penúltima musica, For God And Country, o título fala por sí só. Ouça a musica, curta e depois tire as conclusões. E por fim Pomp and Circumstances, sim, assim mesmo, com M e não N. Bem, é uma musica tipica de final de album, que a propósito, sempre são boas. A não ser quando o album é todo ruim, mas quando se trata de um bom disco, sempre fecham com boas musicas; e não é diferente com os Pumpkins.

Bem, é isso. Se você nunca teve nenhum contato com os Smashing Pumpkins e quer comprar um CD, compre o Mellon Collie e baixe esse. Se gostar, compre esse e depois outro, e enfim... quem sabe você pode virar até um grande fã da banda, o que não é muito dificil, pois definitivamente, os caras apavoram.

2 Response to THE SMASHING PUMPKINS

10 de julho de 2008 às 07:10

Só queria saber por que ninguem comenta no do Smashing Pumpkins, sendo que o do Guns N' Roses e o do Nirvana rendem tanto.

T.T'

Anônimo
22 de maio de 2009 às 18:43

Ola. Eu ca nao gosto dessa banda max adoro exa imagem,por ixo envia-me tudo o ke escreveste incluindo a foto para o meu mail ke e gatinha_fofa223@hotmail.com
pois pode haver alguem nos meus contactos ke goste desta banda. Ah alem disto podes enviar tudo o ke kiseres e nao te eskecas de me adicionar no messenger. Despeco-me com mts bjinhos para ti e para todos os teus colegas e amigos.

 

Copyright © 2009 Coffee, TV and Music All rights reserved.
Converted To Blogger Template by Anshul Theme By- WooThemes