FRESNO


Sugestão da Marina escrever sobre eles, estava eu pensando em escrever sobre algo que eu realmente odiasse, aí eu disse pra ela, que é super fã de “O Teatro Mágico”

- Bem, RHCP e Evanescence já foram, eu poderia escrever sobre O Teatro Mágico.
- Se tu colocar TM lá nunca mais eu leio teu blog.
- Ok
- Fresno?
- Fresno eu gosto.
- Gosta de Fresno e odeia TM, vai entender.

Então, depois dessa conversa, resolvi escrever sobre o Fresno, não sobre um album em sí, poderia ser o Ciano, ou o Redenção, albuns mais recentes e os melhores que eles já fizeram até aqui, com todo o respeito aos anteriores, O Rio, A Cidade, A Árvore é ótimo, mas não está no nível dos dois ultimos.

Bem, o conceito de emo varia bastante, além do que, chamam de indie as bandas independentes, certo? Certo, e até oned eu sei, até dia desses o Fresno era uma banda independente, a diferença é que eles tocam hardcore, hardcore emotivo, emo... como queiram chamar. O que importa é que o som dos caras é de qualidade, se engana quem acha que Fresno é parecido com essa leva de bandas novas do tipo Nx Zero, CPM 22 ou Strike. Quem diz que o Fresno é isso, ou é aquilo, é porque não se deu ao trabalho de ouvir nem ao menos meia musica dos caras.

Inclusive, pra quem ouviu alguma musica dos albuns anteriores ao Redenção, deve pensar que Fresno se resume a guitarras barulhentas, muita gritaria e letras chorosas. Errado, experimente ouvir o hit Uma Música, do album novo. A banda mostra uma face mais refinada, Lucas mostra uma voz mais suavizada, além do que, não que eu não goste do Lezo, mas o Fresno ganhou e muito com a entrada de Tavares nas quatro cordas, além de excelente baixista é também um excelente backing vocal, ele tem uma voz que se encaixa perfeitamente com a de Lucas, quando um entra logo em seguida do outro, tem um sincronia fora do comum, é como no Taking Back Sunday, mas com vozes menos rasgadas.

Mas se tu quer ouvir Fresno, não basta ouvir apenas o album novo, que agora é por uma grande gravadora, que tem hit tocando em tudo quanto é lugar. Tem que ouvir a essência da banda também, ouvir o que eles faziam antes de serem os ídolos que milhões de patricinhas e emo-kids por aí. Não que antes eles não fossem, mas era menos, os queridinhos eram o Nx Zero e.. enfim.

O Peso Do Mundo por exemplo, é uma ótima musica, se não fosse do Ciano, mas sim do Redenção, viraria hino de milhões de emos por aí, por que? Bem.. “Como podem ser tão maus / humilham, mentem, mudam o rumo da minha vida / só porque eu não sou igual / e ocupo todo o tempo sarando feridas”. Mas o que os caras podem fazer? Se tu tiver com paciência pra ouvir e sem esse conceito idiota de emo na cabeça, vai ver que a letra é ótima e colocada em cima de um hardcore de qualidade, hit fácil fácil.

Pois bem, eu havia pensado em fazer uma seleção de musicas do Fresno pra citá-las aqui, e então é isso que eu vou fazer. Quebre As Correntes, essa já é mais conhecida da grande massa, foi lançado um single virtual dela um pouco diferente da versão apresentada no Ciano, que conta com alguns adereços eletrônicos e um piano digital. Agora, com toda a certeza, a musica que fez eu simpatizar com o Fresno, O Que Hoje Você Vê tem a essência do emo, um hardcore nervoso e uma letra sobre um cara que gosta de uma garota desde que ela tinha 10 anos e nunca deu bola pra ele, um cara que tem muito a dizer, mas ninguem dá ouvidos a ele. No final da musica ele confessa dizendo: “E se eu te falar que ele sou eu / se eu te confessar que dói demais / saber que tudo aconteceu / e não poder voltar atrás” E por que eu tenho tanta simpatia por essa musica? Simples, é a minha história desde 2000, definitivamente, se o Lucas Silveira não tivesse escrito essa musica, eu a escreveria.

Duas Lágrimas, diretamente de O Rio, A Cidade, A Árvore. Começa como uma musica que não pretende chegar a lugar nenhum, balada simples e tal. A essência da musica toda é assim, o refrão fica mais animadinho, se é que assim eu posso dizer. Porém, o que diferencia o Fresno das outras bandas dessa nova leva de bandas nacionais são as letras, o conteúdo pode até parecer o mesmo do Nx Zero, do CPM, porém... as das bandas citadas logo acima, são letras de gurizinhos pra guriazinhas. As do Fresno soam como poesia em forma de rock.

Já vinda de Quarto Dos Livros, o primeiro album do Fresno, lá de 2001, Se Algum Dia Eu Não Acordar é linda, é como eu sempre digo, se o Fresno não tivesse feito essa musica, alguem teria de escreve-la.

E pra finalizar, Logo Você, que soa como o sol aparecendo melancólicamente numa tarde fria de inverno no Parque da Redenção em Porto Alegre. Inspirador não é? Pois bem. A letra diz algo como: "O que você sente ao me ver? / o que eu sinto por você / ou não sente mais nada? / o que sobrou do seu amor / será o bastante pra manter você em casa... /

Realmente bom.

That's all, folks!

2 Response to FRESNO

24 de agosto de 2008 às 17:26

Arráá... Vim comentar. *-*

Só pra dizer o que tu tá cansado de ler.(?) Adoro o que você posta, fato! E só você pra me fazer baixar Fresno. :P

E agora o blog tá vivo. -q
Beijos, beijos.

Ah, e não nos abandone nunca parando de escrever, hein. \o

Anônimo
12 de fevereiro de 2009 às 14:36

omg, mais uma fã de TM. saudades dos velhos tempos deles, :/

 

Copyright © 2009 Coffee, TV and Music All rights reserved.
Converted To Blogger Template by Anshul Theme By- WooThemes