15 ANOS SEM KURT COBAIN


Kurt Cobain, o homem, o mito, o artista plástico frustrado, o pai, e claro o vocalista de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, o Nirvana.

Podem dizer o que quiserem, que o Nirvana se resumia à três notas, que não tinha nada de complexo, mas o que muita gente não sabe, é que o Nirvana foi um marco no rock, na época em que era tudo dominado por aquela farofada, enquanto Jon Bon Jovi dava suas performances ao melhor estilo Madonna em shows grandiosos, Axl Rose tinha suas crises existenciais, quebrava quartos de hotel e fazia shows maiores ainda, surgia o Nirvana.

Surgia, provando que menos podia ser mais. Desbancando toda essa farofada e levando o rock a um novo caminho, seria o penultimo suspiro do verdadeiro rock n' roll, o ultimo suspiro e o tiro de misericórdia seria com o Britpop no ano da morte de Kurt e nos dois ou três anos seguintes.

Kurt Donald Cobain nasceu em Aberdeen em 20 de fevereiro de 1967 e foi encontrado morto em seu quarto sujo no dia 5 de abril de 1994, alguma familiaridade com essa data? Sim, é hoje! Hoje fazem exatamente 15 anos que Kurt se foi, deixando uma legião de fãs pelo mundo inteiro, sem contar os que quiseram se juntar a ele nesse mesmo dia ou nos dias seguintes.

Mesmo quinze anos depois, ainda não sabe sabe direito o que de fato aconteceu com Kurt, existe uma versão da história, na qual ele compra cigarros, munição para sua arma, entra em seu quarto, injeta heroína, bebe um pouco e em seguida dá um tiro em sua cabeça, ponto assim fim à sua vida. A outra, é que ele foi assassinado, por sua mulher, Courtney Love, mas enfim, a segunda é só uma teoria conspiratória.

Ainda hoje, a complexidade que cerca o nome Kurt Cobain não para de render histórias, sejam elas contadas em livros ou em filmes, muitas vezes com a intenção de deixar as coisas às claras, outras vezes, apenas querendo capitalizar.

Cobain e o seu Nirvana são donos de albuns espetaculares como Nevermind, Bleach e In Utero, além de na época do Nevermind, arrumarem uma briga de se fazer gosto com o pessoal do Guns N' Roses. Ironia do destino ou não, o ultimo famoso a conversar com Kurt foi Duff McKagan, baixista do GN'R.

Uma das curiosidades acerca de Kurt, é que ele tinha uma camiseta com os dizeres: "I hate myself and I want do die!" Que aponta que Kurt enveredava pelos caminhos do suicidio, sem contar as outras inúmeras referências ao ato em outras de suas musicas.

Existe também a carta de despedida, em que no final segue o trecho: "Courtney, segure a onda pela Frances, a vida dela será muito melhor sem mim! Eu te amo! Eu te amo!" Ainda em relação a Frances, Kurt mudou completamente seu modo de ver a vida após o nascimento da filha, mesmo que por pouco tempo. Segue a frase:

"Eu sempre fui cronicamente depressivo, ou pelo menos pessimista por grande parte de cada dia, agora basta eu ver Frances por dez minutos e meu espirito se eleva a um nivel diferente, onde eu me sinto uma pessoa completamente diferente"

No mais, paz, amor e empatia.

That's all, folks!

5 Response to 15 ANOS SEM KURT COBAIN

Vargas
5 de abril de 2009 às 15:13

Uma banda mediana.
Nada mais que isso.

Que tinha um vocalista que comia Ópio e Heroína igual farinha no almoço, e fazia disso um mecanismo de defesa pois ele era (teoricamente e erradamente) um gênio incompreendido.
Um fim lamentável para um vocalista fraco, guitarrista fraquíssimo e letrista sofrível, que fazia do carisma a sua principal arma...
Sua morte ajudou a eternizar músicas que para mim não teriam capacidade própria disso...

"Eu poderia me sacrificar no altar do Rock. Seria fácil morrer assim!"
(Axl Rose)

5 de abril de 2009 às 15:37

Não acho.

Inclusive, acho que soou como fanatismo da sua parte, Marcelo. UHAUEHAUE, prontofalei.

Vargas
7 de abril de 2009 às 13:16

Não é fanatismo pois não alimento essa (idiota) disputa Guns Vs Nirvana...
Tanto que tenho mais de 20 músicas do Nirvana aqui. Mas é uma banda um patamar abaixo das Grandes bandas.
É uma banda comum, nada mais que de regular para boa. Assim como inúmeras que tenho aqui: Strokes (tb superestimado), Hives, Vives, Libertines...
Bandas legais de se ouvir vez ou outra. Longe de serem mitos.

2 de maio de 2009 às 07:26

kurt cobain é o mito sua morte acabou com sonho de milhares de jovens o nirvana até hoje faz sucesso sem duvidas foi a maior banda de todos os tempos

12 de outubro de 2011 às 18:54

Reconheço que o Nirvana foi realmente uma "boa" banda, porém ainda está longe de ser comparada com Gun's N' Roses. Javier se você fizer um show hoje do Nirvana, e um do Guns em sua formção original é obviamente lógico que o show do Guns N' Roses atrairá muito mais público. UMA DIFERENÇA ESMAGADORA!

 

Copyright © 2009 Coffee, TV and Music All rights reserved.
Converted To Blogger Template by Anshul Theme By- WooThemes