COFFEE, TV AND MUSIC [LISTAS] 03



Mais um post que se encaixa no nosso contexto de listas. Hoje, é algo mais específico, 13 músicas pra entender e por ventura, virar fã de uma das maiores bandas que o rock britânico já produziu, o Blur. Vai funcionar como uma seleção de hits, como se fossemos montar um Greatest Hits da banda.

E ao longo da resenha, tu vai perceber que eu ignorei o album Modern Life Is Rubbish, de 1993. Noel Gallagher ignorou a obra-prima Be Here Now no Stop The Clocks do Oasis, então eu também posso. Não que o Modern Life seja um album ruim, não é. Mas acredito que nele não há nenhuma musica conceitual, que traga algum grande motivo pra alguem se tornar fã do Blur.

No mais, vamos a lista.

13. There's No Other Way, do album Leisure de 1991.
Por quê? Porque mostra um Blur cru e com uma pegada rápida, fazendo lembrar bandas como o The Kinks, com um riff chiclete e uma batida quase pop, é a primeira grande musica do primeiro album dos caras.

12. Come Together, do album Leisure de 1991.
Não, não é um cover da musica dos Beatles. Segundo, é uma junção de todas as boas fórmulas que o Blur viria a produzir ao longo da carreira. Baixo bem trabalhado, bateria rápida e riff de guitarra absolutamente cru, sem contar os vocais aparentemente calmos de Damon Albarn, fora o sotaque britânico que dá todo um charme à musica.

11. Girls & Boys, do album Parklife de 1994.
A musica tem um quê de power-pop, misturado com um baixo meio estourado, guitarras simples e o vocal debochado de Damon, além da letra fazer claramente uma referência sobre a bissexualidade e a juventude britânica da década de 90.

10. Parklife, do album Parklife de 1994.
Com a mais absoluta certeza, esse foi o grande hit do Blur antes de Song 2. Tem todo um lado experimental, apesar de não conter nenhum instrumento diferente. Mas os versos são todos falados. Inclusive, acerca desse album, Damon Albarn disse que esse album vendeu tanto, mas tanto, que ele achava que até as donas de casa estavam comprando seus discos.

09. Bank Holiday, do album Parklife de 1994.
Um minuto e quarenta e quatro. Foi do que eu precisei pra virar fã dos caras. Eu mal conhecia Blur, na verdade, só conhecia Song 2, Coffee & TV, Parklife. Enfim, as mais conhecidas, essa musica contém um alto teor de insanidade, cujo qual me atraiu e se hoje eu sou muito, muito, muito fã desses caras, eu devo isso à essa musica.

08. Country House, do album The Great Escape de 1995.
Antes que qualquer coisa, eu peço pra que veja o clipe dessa musica antes de sair baixando-a ou comprando o Great Escape, o video é hilário, além da letra, que como o próprio título sugere, fala sobre uma casa de campo, viver na fazenda e tudo mais.

07. Charmless Man, do album The Great Escape de 1995.
Melodia engraçadinha, cheio dos "nanana's" e a letra que fala sobre uma sala lotada onde as pessoas vão para beber e esquecer suas tristezas, até que então começa a história do homem sem charme.

06. Beetlebum, do album Blur de 1997.
Com 5 minutos de duração, é a musica que abre o album mais aclamado da banda. E assim como outras dezenas de musicas do Blur, é meio que um alicerce e uma espécie de inspiração para essas bandas de indie rock, tipo Kaiser Chiefs e seus semelhantes.

05. Chinese Bombs, do album Blur de 1997.
Mesma fórmula de Bank Holiday. Guitarras e bateria insanas contida em pouco mais de um minuto de musica. Se tu curtir Bank Holiday, vai curtir Chinese Bombs.

04. Coffee & TV, do album 13 de 1999.
Assim como Country House, é uma musica a começar pelo video. Sabe a caixinha de leite que eu uso como avatar no profile do blogger? Então, vem desse clipe. Sabe o nome do blog que você está lendo agora? Vem dessa musica. Só por isso, já dá pra notar que não estamos falando de uma musica qualquer. No mais, é uma grande musica de uma grande banda e se você quiser começar a curtir os caras por ela, é definitivamente um bom começo.

03. Music Is My Radar, do album The Best Of Blur, de 2000.
O album em sí, é uma coletânea; e essa é a unica musica inédita. Talvez essa seja a musica mais experimental do Blur antes do album Think Tank, e digo mais, ela tem um quê de Gorillaz, é só ouvir e tu logo constata.

02. Crazy Beat, do album Think Tank, de 2003.
Mistura elementos eletrônicos e guitarras distorcidas. Mas isso é feito de um jeito, do qual só fica bom com o Blur. Não há muito a dizer, não há muito a explicar, é ouvir e gostar.

01. Song 2, do album Blur de 1997.
Eu realmente preciso dizer por que gostar dessa musica?

P.S: Não, não me pergunte quantos posts eu já dediquei e quantos ainda virão sobre o Blur. E sim, eu pago um pau pra esses caras.

That's all, folks!

7 Response to COFFEE, TV AND MUSIC [LISTAS] 03

21 de junho de 2009 às 19:33

Vou dançar blur rere

22 de junho de 2009 às 19:13

pqp, qual tua banda favorita? fresno, oasis, blur, guns? o_o

-q

23 de junho de 2009 às 11:29

oasis.

26 de junho de 2009 às 00:42

Putz.. ok.. talvez.. eu disse TALVEZ, eu dê uma olhada nessa lista... por que eu já ouvi parklife, cowntry house(se não me engano), acho que boys & girls, song2(que eu enjoei de ouvir 5 anos atrás) e coffee & tv e não fui muito com a cara.. mas vou tentar dar outra chance...

PS: Acho que o Oasis tá perdendo em posts pro Blur..

PPS: Algo muito bizarro.. para fazer essa postagem, o blogger me mandou escrever "britrap" na caixinha... O_O'

26 de junho de 2009 às 17:53

Brit, da fase Britpop do Damon, no Blur. E rap, da fase Gorillaz, que tem toda uma influência e rap e tals.

Pegou o raciocinio? =D

Hugo Pimentel
6 de outubro de 2009 às 08:07

Essa “Coffe & TV” me levou num tour bem emocional por minhas recordações da adolescência... E você já está sabendo que o Damon Albarn e o Graham Coxon voltaram a se unir em palco? Não sabia ainda? É mesmo, um dos regressos mais aguardados aconteceu nessa semana na cerimônia de entrega dos prêmios do NME. Confira tudo nesse site e aproveita para ouvir as rádios:

20 de janeiro de 2010 às 07:57

adorei, também sou fã do Blur e na verdade só entrei no blog por conta do "coffee and tv"... haha

 

Copyright © 2009 Coffee, TV and Music All rights reserved.
Converted To Blogger Template by Anshul Theme By- WooThemes