DIA DO ROCK - PARTE 2

Nos anos 70 surgiram outras vertentes do Rock, como o Hard Rock, o Punk Rock e o Heavy Metal. Dentre as bandas que se destacaram nessa época estão o Led Zeppelin, Scorpions, Deep Purple, AC/DC, Kiss, Queen, Ramones, Sex Pistols, The Clash dentre outras, sendo que muitas delas ainda estão na ativa.

Ainda nessa época, foi criado o conceito chamado de Arena Rock, que era chamada assim pelo fato de muitas bandas se apresentarem em arenas e estádios ao redor do mundo.

O Punk Rock, que mesmo que mal das pernas e muito distorcido, sobrevive até hoje. Na época que foi criado, pregava o “Faça você mesmo”. Hoje, o Punk, que na época era apenas uma sub-divisão, conseguiu fazer sub-divisões dentro de sí, como o Skate Punk, Hardcore, Grindcore e o questionado Emo.

Como consequência do Punk, surgiu o Pós-Punk, que trazia bandas como o Public Image Ltd, o Psychedelic Furs e o Joy Division, que de certa maneira ainda tinham uma certa ligação com o Punk Rock.

Nos anos 80, o Heavy Metal e o Hard Rock tomam fôlego novo e crescem gradativamente com bandas como o Def Leppard e o Iron Maiden. Nessa onda, o Thrash Metal ganha força e parte pro lado comercial da coisa, impulsionado pelo sucesso de Metallica e Megadeth. O Glam-Metal, influenciado pelo Aerosmith, pelo Queen dentre outras bandas, também começou a ganhar popularidade nesse período, tendo como grandes expoentes o Mötley Crüe e o Poison, que tinham um apelo visual também.

No final da década, surgiu o maior estrondo dentro do estilo, o surgimento do Guns N’ Roses, embora a banda não seja encaixada no estilo, Axl Rose e seus amigos surgiram dessa cena, por isso há essa familiarização.

O Rock Alternativo, muito cultuado nas duas décadas seguintes começou a tomar forma nos anos 80 também. Muito influenciado pelo Punk Rock da década anterior, deu origem a bandas como o Hüsker Dü e o The Replacements. Na Inglaterra o estilo ora influenciado pelas “viagens” do Pink Floyd, ora pela grandiosidade do Queen trazia bandas como o Smiths e o Stone Roses. Entretanto o estilo se tornaria realmente popular na década seguinte.


E chegando aos anos 90 o primeiro grande movimento alternativo é o Grunge, liderado pelo Nirvana, que chegou quieto e roubou a cena que era dominada pelo Hard Rock. Como “filhotes” do Nirvana surgiram bandas como o Alice In Chains, Pearl Jam, Stone Temple Pilots e Soundgarden. Ainda proveniente do Grunge, mas tendo uma estética mais dark e um som mais melódico, temos o Smashing Pumpkins.

Com o suicidio de Kurt Cobain em 1994 a Inglaterra novamente toma o poder no Rock N’ Roll e cria o movimento chamado de Britpop, que trazia bandas como o Pulp, o Suede e o Supergrass. Mas as bandas precursoras desse movimento eram mesmo o Blur, liderado por Damon Albarn e o Oasis, que era liderado pelos irmãos Gallagher. Outras bandas desse estilo também alcançaram um certo reconhecimento nessa época, dentre elas o The Verve.

No Response to "DIA DO ROCK - PARTE 2"

 

Copyright © 2009 Coffee, TV and Music All rights reserved.
Converted To Blogger Template by Anshul Theme By- WooThemes