DIA DO ROCK - PARTE 1


Muita gente não sabe, mas hoje, dia 13 de julho é o dia mundial do rock, o ritmo mais popular do planeta. Mas se você não sabe porque esse tal de rock n’ roll tem seu dia comemorado nessa data, é isso que o Coffee, TV and Music vai te contar.

Comemora-se o dia mundial do rock desde 1985. Foi no Live Aid que tudo começou, o Live Aid nada mais é do que um festival que é realizado pelo fim da fome na Etiópia. O festival aconteceu simultaneamente na Filadélfia (EUA) e em Londres (Inglaterra) e contou com nomes como The Who, Black Sabbath (com Ozzy Osbourne), INXS, Mick Jagger, David Bowie, Dire Straits, Queen, Judas Priest, Bob Dylan, Duran Duran, Santana e Phil Collins, além de muitos outros.

O Rock N’ Roll em sí, tem suas origens remetidas ao final dos anos 40 e início da década de 50, proveniente de uma junção de elementos, ritmos e gêneros, dentre eles o folk, o gospel e o blues. Acerca do ultimo, sobretudo às formas elétricas desenvolvidas sobre o mesmo.

Voltando mais ainda no túnel do tempo do rock n’ roll, há de se destacar o Western Swing, que era tocado predominantemente por brancos. Porém, o ritmo influenciou o Blues, que era uma musica predominantemente negra e posteriormente influenciou o Rockabilly.

A origem da expressão Rock N’ Roll é creditada ao “DJ” Alan Freed, que em 1951 colocava rhythm and blues para que uma audiência multi-racial ouvisse. E para descrever a musica, ele usava a expressão Rock N’ Roll.

O Rockabilly talvez tenha sido a primeira “sub-divisão” dentro do Rock. Teve seus primórdios na década de 50, tendo como principais expoentes brancos, influenciados pelo Country, Elvis Presley, Jerry Lee Lewis e Carl Perkins. Por outro lado, haviam os cantores negros, influenciados pelo Rhythm And Blues, eram eles, Chuck Berry, Fats Domino e Little Richard.

O Rock N’ Roll se tornou febre nos Estados Unidos da noite para o dia e seu barulho foi fazer “estragos” lá do outro lado do oceano, na Inglaterra, o que acarretaria na Invasão Britânica anos mais tarde. Visto isso, muitos jovens na Inglaterra passaram a se sentirem influenciados por esse novo som, dentre eles, Lennon e McCartney, que tinham uma banda chamada The Quarrymen, que foi o embrião dos Beatles.


Ainda na velha ilha, outros grupos começaram a surgir, como os Rolling Stones, o The Animals e o Yardbirds, que traziam forte influência de blues. No final de 1964, o The Who, o The Kinks e o The Pretty Things foram os precursores de um novo estilo, o Mod.

Já no final da década, as bandas começavam a explorar diferentes “influências”, por assim dizer, que por consequência criou a musica psicodélica, que tinha alusão às drogas e suas experiências.

No Response to "DIA DO ROCK - PARTE 1"

 

Copyright © 2009 Coffee, TV and Music All rights reserved.
Converted To Blogger Template by Anshul Theme By- WooThemes