STEREOPHONICS


O Stereophonics é uma banda do País de Gales, formada em 1992 e tinha Kelly Jones no vocal, Richard Jones no baixo e Stuart Cable na bateria. Eles tocavam em pequenos pubs, com o repertório basicamente de covers. Mas depois de um tempo isso mudou e eles resolveram investir em composições próprias. Em 2003, Stuart deixou o grupo, sendo substituído pelo argentino Javier Weyler, que já havia trabalhado antes com o Stereophonics.

O nome do grupo foi tirado de um aparelho de som da avó de Kelly; e embora a banda tenha sido formada em 92, a primeira oportunidade de crescer como banda e lançar um disco por uma grande gravadora demorou a surgir, tanto é que o primeiro album deles só saiu em 1997, embora a banda já tivesse lançado More Life In a Tramp's Vest e Local Boy In The Photograph como singles. E é sobre esse album, Word Gets Around, que nós vamos falar.

Pra fazer esse disco, a banda baseou suas influências basicamente no Britpop, que estava em alta na época. A musica que abre o album é A Thousand Trees, que foi lançada como single também, alcançando o 22º lugar na UK Singles Chart. Na sequência, Looks Like Chaplin, e em seguida dessa, outro single, More Life In A Tramp's Vest, que tem uma levada do mais puro rock n' roll britânico, acompanhada dos vocais um pouco mais rasgados de Kelly.

E a faixa 4, é outro single, Local Boy In The Photograph, que todo mundo, em algum momento da vida já ouviu. Pode até ser, que a maioria das pessoas não saiba de quem é a musica, mas que já ouviu, isso já. Sobre a musica, Ela tem uma levada forte e pesada, mas sem tirar a classe dos Stereophonics. E a faixa 5, Traffic, outro dos grandes hits da banda, adivinha só, também foi single e alcançou o 20º lugar nas paradas.

A maior injustiça do disco é cometida na faixa 8, Same Size Feet, que é de longe a melhor musica do album, embora não tenha sido lançada como single, e se caso fosse, poderia desbancar qualquer um dos outros singles. A musica começa lenta, sem grandes pretensões, mas aos 0:37, entra um dos melhores riffs da história do Britpop, tanto isso é fato, que o Oasis copiou o riff na musica The Hindu Times, lançada no Heathen Chemistry, de 2002. Em 2003, quando questionado sobre um possível processo por plágio contra os irmãos Gallagher, Kelly Jones afirmou: "A gente copiou tanta coisa do Oasis ao longo da nossa carreira que ver Liam e Noel copiando alguma coisa nossa é motivo de orgulho!"

Já a faixa Last of The Big Time Drinkers é carregada de indie rock do começo ao fim, fazendo lembrar o Strokes, que viria a lançar seu primeiro album em 2001, nesse caso, podemos concluir que, provávelmente, o Stereophonics tenha sido uma das influências de Julian Casablancas e seus amigos. Além do que, embora o Stereophonics seja uma banda relativamente nova, eles já influenciaram muita gente boa por aí... e continuam influenciando.

A musica mais longa do disco é Too Many Sandwiches, que tem pouco mais de 5 minutos de duração. Nela não há nada de diferente ou experimental, o Stereophonics manteve a linha do disco.

Aliás, é um ponto positivo se parado pra uma análise mais fria do disco, uma linha, um estilo pré-definido e mantido ao longo dos pouco mais de 40 minutos do album, sem grandes experimentos, porém, com grandes riffs, ótimas linhas de baixo e uma bateria sem grandes dificuldades, embora bem executada.

O album em sí não é difícil de ser encontrado nas lojas ou em sites de compra de discos, dvd's e afins. Além de, claro, ser mais fácil ainda de ser encontrado pra download, o que é recomendável numa situação, você quer conhecer uma banda nova e no momento não dispõe de recursos, uma vez que CDs, principalmente de bandas não tão consagradas, são ainda mais caros. Mas se por ventura, vier a virar um fã da banda, o disco é altamente recomendável à compra, até mesmo porque, nada substitui o sentimento de ter um CD original de um artista que você gosta.

That's all, folks!

1 Response to STEREOPHONICS

Vargas
23 de julho de 2009 às 20:05

Banda sensacional.
Coloca o Oasis no bolso...

(Abaixando das pedradas).

 

Copyright © 2009 Coffee, TV and Music All rights reserved.
Converted To Blogger Template by Anshul Theme By- WooThemes