NEW ORDER


Pros mais jovens, com menos de 25 anos, quando em algum lugar, toca Bizarre Love Triangle ou Blue Monday, eles prontamente pensam ou dizem: "Já ouvi isso antes!".

E eles estão certos, New Order sem sombra de dúvida é indispensável na trilha sonora da vida de todo mundo. Em algum momento você já ouviu e provávelmente gosta de alguma musica deles, sem mesmo saber quem eles são.

Pois bem. A partir do momento que você se interessa por eles, algumas questões rondam sua cabeça, como: "De onde eles são?", "Desde quando essa banda existe?", "Por que eles decidiram montar uma banda?". Se você conhece pouco deles, ou ao menos uma música, é isso e muito mais que eu vou te contar agora.

Primeiro ponto. O New Order começou porque o Joy Division acabou, por causa da morte do Ian Curtis. A banda é/era formada por Bernard Summer, Stephen Morris, Phil Cunningham, Peter Hook e Gillian Gilbert. O New Order é um dos grupos precursores da união do rock com o eletropop, num português mais claro, misturando guitarras com sintetizadores, encaixando o New Order no contexto chamado de Synth Rock.

Eles começaram suas atividades em 1980, mas o primeiro disco da banda saiu só em Setembro de 81', esse disco é o Movement. Em '83 a banda lançou Power, Corruption & Lies e nesse mesmo ano, o hit Blue Monday, que foi a primeira música com mais de sete (07) minutos de duração a alcançar o primeiro lugar nas paradas. Embora música e album tivessem sido lançados no mesmo ano, o hit não está no disco, tanto que em algumas prensagens do album, há um aviso na capa: "DOES NOT CONTAIN BLUE MONDAY"

Em 86' outro campeão de vendas com outro grande hit. Brotherhood. Album que é considerado fundamental na história da musica pop britânica. Dentre as ótimas musicas que recheiam o disco está a já citada Bizarre Love Triangle, que hoje é figurinha carimbada em festas dos anos 80 e afins.

Já nos anos 90 a banda lançou Republic e depois desse disco resolveu dar um tempo, pra não desgastar ainda mais a convivência entre eles. Mas como eles não queriam ficar parados, cada um tocou seu projeto, fosse de musica eletronica ou de rock.

Em 2001 a banda retomou suas atividades e lançou Get Ready, que era claramente mais focado no Rock do que no Eletro. Isso pode ser notado pelo fato das guitarras terem mais vez do que os teclados, as principais demonstrações disso são os singles, 60MPH e Crystal. No clipe da segunda, há uma banda fictícia tocando, cujo nome é The Killers, e foi daí que Brandon Flowers tirou o nome da sua banda. Aliás, é só ouvir os discos do The Killers pra perceber a forte influência que o New Order tem sobre os caras.

Em 2007, o baixista Peter Hook decidiu sair da banda, alegando desentendimentos com Bernard e Stephen. Por outro lado, os outros dois disseram que a banda continuaria suas atividades mesmo sem Peter; e assim foi.

Embora a banda tenha encerrado suas atividades em 2008, o último disco de inéditas do grupo foi lançado em 2005, e é Waiting For The Siren's Call.

Mas uma notícia boa foi dada esse ano, os antigos integrantes do New Order resolveram montar uma nova banda, mas sem Peter Hook. Se trata do Bad Lieutenant, que é formado por Bernand, Stephen e Cunningham. Pro baixo foi recrutado o competentíssimo Alex James, do Blur. Ao que tudo indica, o disco de estréia Never Cry Another Tear já está pronto e será lançado em 5 de Outubro; e no dia 21 de Setembro está programado pra que saia o primeiro single, Sink Or Swim. No mais, é esperar pra ver, porque uma coisa é certa, coisa boa vem por aí.

That's all, folks!

2 Response to NEW ORDER

25 de julho de 2009 às 11:54

Grande banda! Meu pai é um grande fã, foi em shows e conheceu os caras. Cresci ouvindo, e então me pego cantando: "every time I see you falling, I get down on my knees and pray..."

Gostei do blog =D

25 de julho de 2009 às 21:38

Só resta esperar, né .-.

Amo esse blog

 

Copyright © 2009 Coffee, TV and Music All rights reserved.
Converted To Blogger Template by Anshul Theme By- WooThemes