THE WHO

Que o The Who é a segunda melhor banda de todos os tempos, pouca gente sabe, que eles eram melhores que os Beatles e os Rolling Stones juntos, pouca gente sabe. Mas todo mundo que conhece um mínimo de rock, sabe que John Entwistle foi um exímio baixista e que Keith Moon foi o baterista mais insano de todos os tempos.

O album que será indicado pra você hoje, é o A Quick One, lançado em 1966, que começa com Run, Run, Run, um rock n’ roll dos anos 60 em sua forma mais pura. Em seguida, Boris The Spider, que tem um riff simples e repetitivo no baixo de John, porém, é grudante também. Tanto é, que depois que tu ouve, demora algum tempo pra esquecer... se esquecer.

Na sequência, temos o que pra muitos é a melhor música de todo o disco, I Need You, que, teóricamente, era pra ser uma música romântica. E de fato é, mas na instrumentação da banda, a idéia que passa, é que a insanidade de Keith Moon foi passada pro resto da banda, tornando o refrão pesado e forte, embora não tenha distorções na guitarra, sendo que, o que dá o peso citado, é a bateria.

A frente, temos Whiskey Man e Heat Wave. A primeira soa baixa e grave, já Heat Wave é alegre, pra cima, com notas altas e batidas alegres.

Cobwebs And Strange é um instrumental de sopros, bateria e guitarra. Aliás, quem fazia a parte de instrumentos de sopro no Who era o baixista e multi-talentoso John Entwistle. Agora, o destaque nessa música, de novo, é a bateria de Keith, que entre um momento e outro entra solando e quebrando tudo, numa velocidade inquietante.

O certo seria separar apenas os destaques do disco e encurtar o review. Porém, há algo que impede que isso seja feito. O fato do álbum inteiro ser bom, o fato de todas as músicas terem seu devido destaque, como Don’t Look Away e See My Way, que tem a mesma “onda” de Heat Wave.

So Sad About Us também é outra grande música desse disco. O riff de guitarra e os versos, do modo que são cantados, aliados a voz de Roger Daltrey, fazem a música soar como um clássico dos anos 60, o que de fato é.

Nas três faixas seguintes, temos os momentos mais ‘divertidos’ do disco, com Batman (Sim, o tema do Homem Morcego), Bucket T, que faz a gente entender outra coisa, mas isso é assunto pra outra hora e... um cover dos Beach Boys, Barbara Ann.

Inclusive, muita gente não faz idéia, mas Keith Moon tinha depressão e, quando seus amigos do The Who queriam animá-lo, eles colocavam Barbara Ann pra tocar, e conseguiam. Aliás, Keith Moon gostava tanto dos Beach Boys que foi ele quem pediu pra que essa música fosse incluida no disco.

Assim como So Sad About Us, Disguises soa como um clássico dos anos 60. Mas há algumas peculiaridades nessa música, como o uso de ruidos, barulhos e afins. Além, do baixo pesadíssimo de John nessa faixa, além dos riffs de guitarra de Pete Townshend, que embora sejam na sua maioria simples de executar, são cativantes.

Ainda há no disco grandes faixas, como Doctor Doctor, I’ve Been Away, In The City, Happy Jack e Man With The Money, que assim como as outras, merecem toda a sua atenção.

E fechando o disco, que inclusive, tem 20 faixas, uma regravação, mixada com nada menos do que Land Of Hope And Glory. Sim, o hino da Inglaterra. Aos mais fanáticos pelo Who, como eu, são dois hinos numa música só.

Explico: My Generation é o hino do The Who, e se Land Of Hope And Glory é o hino da Inglaterra, logo…

That’s all, folks!

2 Response to THE WHO

21 de novembro de 2009 às 15:12

só pra não dizerem que não comentei :)

Marcão
3 de janeiro de 2011 às 12:52

Estranho,falam que o Moon não era um bom compositor e cantor mas uma das melhores musicas do album é dele

 

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