PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE FUTEBOL...

Ok, todos vocês que perdem seu precioso tempo lendo o blog sabem que nem de longe o assunto aqui é futebol. Num caso isolado ou outro, a gente até fala de esportes, mas da parte administrativa dele, como aconteceu no texto que falou sobre as Olimpiadas no Rio, mas nunca falamos sobre um esporte em sí.

Mas como tudo tem uma primeira vez, esse dia chegou. O assunto? É o desfecho do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2009, também conhecido como esse ano. Mesmo que dois dias atrasado e que o assunto já esteja esfriando, o futebol tem a incrível capacidade de levantar questões polêmicas, independentemente de quanto tempo faça que o campeonato acabou.

O campeão, foi merecidamente o Flamengo, que manteve a regularidade, sobretudo na reta final, onde o time ganhou os jogos que precisava, principalmente contra adversários diretos na disputa pelo título e.. de fato vinha jogando como campeão.

Na penúltima rodada, há quem diga que o Corinthians tenha "facilitado as coisas" para o Flamengo, dentre os motivos pra que isso tenha acontecido, o principal teria sido não deixar o São Paulo ser campeão mais uma vez. Uma das polêmicas que foi tocada acerca desse jogo, é o questionamento sobre a atitude do goleiro Felipe, do time paulista, que nem ao menos tentou defender o pênalti cobrado por Leonardo Moura, lateral do time carioca. Resultado? Felipe pegou 16 jogos de suspensão por supostamente ter agido com conduta duvidosa.

Já na última ronda, como se diz na Argentina, de quem se esperava mais facilidade, veio um jogo difícil, sofrido e tenso. O Grêmio, que se arrancasse uma vitória, ou mesmo um empate, poderia dar de bandeija o título para o seu arqui-rival, o Internacional, caso o mesmo vencesse o até então apenas matemáticamente rebaixado Santo André.

O Inter cumpriu com sua obrigação e venceu o jogo, mas não foi o suficiente, pois o Flamengo venceu o Grêmio, mas sob circunstâncias inimagináveis para qualquer torcedor flamenguista ou até mesmo gremista, pois até mesmo o mais fanático dos tricolores queria porque queria que o Grêmio entregasse a peleja para que o rival não fosse campeão.

No decorrer dos fatos, a torcida do Grêmio que foi recepcionar o time em Porto Alegre no aeroporto Salgado Filho estava dividida, entre torcedores que comemoraram a derrota (sim, é exatamente o que você acabou de ler) e outros que estavam bravos com o time, por ele ter se empenhado até demais. Caso você tenha chegado ontem de Marte, o jogo terminou 2x1 pro Flamengo, de virada.

Indo de Porto Alegre à São Paulo, o outrora candidatíssimo ao título Palmeiras é a melhor imagem do que chamamos de cavalo paraguaio no futebol. O time que mais permaneceu na liderança durante o campeonato nem sequer conseguiu uma vaga na Libertadores da América. Aliás, vaga essa que ficou com o Cruzeiro, que fez como todo bom mineiro, chegou quietinho, pelas beiradas e levou vantagem. Dentre as piadas e trocadilhos infames com o Palmeiras, estão a alcunha de flanelinha, pois pela segunda vez o time de Palestra Itália segura a vaga até a última rodada e então ela fica com... o Cruzeiro.

Outra piadinha que fica pra posteridade e você pode usar com aquele seu amigo palmeirense é que, o Palmeiras é igual duende. Por que? É verde, pequenininho e tem otário que ainda acredita. (Créditos ao corinthiano doente Fernando Balbino por essa)

Agora, independente de quem ficou com a vaga na Libertadores, quem foi campeão e isso ou aquilo, o destaque da rodada foi o jogo entre Coritiba x Fluminense, que terminou em 1x1 e acabou por rebaixar o time paranaense.

O Fluminense que na passagem do primeiro para o segundo turno, já era dado como rebaixado por muitos, inclusive matemáticos, especialistas e comentaristas. Aliás, segundo o matemático Oswald de Souza, nas últimas sete rodadas, o time das laranjeiras precisaria vencer os sete jogos para depender apenas de seus esforços para não cair para a segunda divisão. Pois bem, o tricolor carioca começou uma arrancada incrível e venceu 6 dos 7 e ainda arrumou tempo pra ser vice campeão da Copa Sulamericana.

O time de Fred, Dario Conca e compania só não precisou vencer o último jogo em virtude de resultados favoráveis ao decorrer dessas últimas sete rodadas. Já o Coritiba que tinha menores chances de cair, precisava fazer míseros três pontos nos últimos nove disputados, mas nem isso conseguiu.

O alviverde do Alto da Glória acabou sendo rebaixado dentro de casa, no ano do seu centenário, que já começou mal, pois o time havia perdido o campeonato estadual para o maior rival, o Atlético Paranaense. Como se tudo isso não fosse o bastante, a torcida do Fluminense, que inclusive, não tem moral alguma pra cantar o que cantou, entoou o coro: "Coxa, otário! Caiu no centenário!"

Ao final do jogo, a bomba que havia se transformado o Couto Pereira explodiu de vez, invasão de campo, trio de arbitragem apanhando, policial desmaiado no meio de campo, quebra-quebra geral e a torcida querendo bater em quem visse na frente, fosse jogador ou dirigente do Coxa.

Mas o que já parecia muito, tomou proporções ainda maiores e acabou extrapolando os limites do estádio, foi pras ruas, onde era tiro, mais quebra-quebra, shoppings saqueados e... até mesmo a casa do treinador do Fluminense, Cuca, que tem suas raízes em Curitiba, foi alvo de ataques da revoltosa torcida Coxa branca.

No mais, agora o time paranaense está em maus lençóis perante o STJD e além de contar com um prejuízo de mais de meio milhão de reais na manutenção do estádio que ficou praticamente destruído, teve o mesmo interditado até que o caso seja julgado.

Ah sim, nada disso evitou o inevitável, o Coxa, se tiver sorte no julgamento, vai ter que disputar a série B em 2010.

That's all, folks!

1 Response to PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE FUTEBOL...

Vargas
13 de dezembro de 2009 às 08:14

E o Cruzeiro chegou.. Novamente!

 

Copyright © 2009 Coffee, TV and Music All rights reserved.
Converted To Blogger Template by Anshul Theme By- WooThemes