Bom, uma vez ou outra na semana, eu levo uma cadeira pra sala e almoço vendo televisão. Globo Esporte? Jogo Aberto? MTV Lab? Não! Eu almoço vendo Chaves, que se não for o melhor, é um dos melhores programas da história da televisão mundial em todos os tempos.
O seriado foi exibido originalmente entre os anos de 1972 e 1992 pela Televisa; embora o ator que interpretava o inigualável Seu Madruga, Ramon Valdés, tenha falecido em 1988, em decorrência de doenças causadas pelo cigarro.
O programa em sí, retrata situações do dia a dia, a humilde realidade mexicana, só que com uma visão infantil, uma visão otimista das coisas. Mostra também, a diferença entre vizinhos, como Seu Madruga que passa necessidade e vive enrolando o Seu Barriga pra não pagar o aluguel e Dona Florinda, que vive esbanjando, muitas vezes o que não tem, mas paga o aluguel em dia.
E mostra também, claro, o descaso, a fome e o abandono dos garotos de rua, que ganha vida no protagonista, Chaves, que apesar de todos pensarem que ele mora no barril, ele morava na casa numero oito, por isso o nome original da série é "El Chavo del Ocho", entretanto, diz a lenda que na vila não há numero oito, ficando assim a incógnita sobre onde Chaves vive.
Há também a hipótese mais provável, que o seriado só tem esse nome, porque era transmitida pela Televisa, cujo canal era o 8.
Além de, ninguém saber o seu verdadeiro nome, o que cria outra situação engraçada no programa, pois sempre que Chaves vai dizer como se chama, alguém entra em cena e o interrompe, desvirtuando totalmente o assunto.
Técnicamente falando, o maior feito do seriado é o recorde de tempo no ar desde a sua criação, que soma mais de três décadas. Além disso, a série é reprisada exaustivamente em vários canais da América Latina, dentre eles o Brasil, contando com uma legião fiel de fãs que, graças ao caráter familiar do seriado, vão do tele-espectador médio, que se diverte só com as cenas de queda e bolo na cara, à audiência cult, apreciadora dos diálogos e que cresceu assistindo ao programa.
Um dos traços mais marcantes na série inteira é o fato dos personagens, incluindo os infantis, serem representados por adultos.
No mais, eu não posso recomendar que vocês assistam pra ver como é, até mesmo porque, é dificil que alguma pessoa que não passou os últimos 40 anos em Marte nunca tenha visto.
E pra fechar, uma frase do sábio Seu Madruga, que originalmente se chamava Don Ramón: "Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar!"
That's all, folks!
3 Response to CHAVES (CHAVO DEL OCHO)
NOSSA, passei minha infancia assistindo esse programa! E ate teve uma epoca que eu so queria saber de comer sanduiche de presunto! D: AHUUAHHAU Mas nem deu muito certo ne rs Ta otimo o post, gaucho! Bjs.
Assisti muito e ainda assisto. Melhor seriado já inventado.
Melhor programa da história da TV, mostra que o México sabe fazer mais do que novelas em que um ovo frito se torna um dramalhão.
Postar um comentário