GARBAGE

Como diria o poeta, vamos começar do começo: Shirley Ann Manson nasceu em Edimburgo, Escócia, no dia 26 de agosto de 1966, filha de uma cantora de Jazz. Provando desde pequena que não tinha papas na língua, Shirley nunca foi o que poderíamos chamar de "boa menina", além de ser segura de sí e muito independente.

Não chegou a terminar os estudos, uma vez que abandonou a escola para seguir a carreira de modelo, embora tenha sido apenas aos 16 anos (em 1982) que tenha dado a verdadeira guinada em sua vida, ao entrar no grupo Goodbye Mr. Mackenzie, atuando como backing vocal. E foi nesse grupo, cujos demais integrantes eram Martin Metcalfe (vocal), Fin Wilson (baixo), Derek Kelly (bateria), Rona e Big John Ducan (que tempos depois virou técnico de som do Nirvana) nas guitarras, que Shirley começou a entender como funcionava o showbiz.

Quando o grupo se desfez, os integrantes que restaram formaram a banda Angelfish, onde Shirley finalmente assumiu os vocais principais. O álbum de estréia foi gravado em Connecticut, nos Estados Unidos, no estúdio de Chris Frantz e Tina Weymouth, do Talking Heads. A banda chegou a fazer alguns shows pelo país e o clipe do single Suffocate Me chegou a ser executado na MTV.

E foi numa dessas vezes em que o video estava passando que o então guitarrista do projeto Garbage, Steve Marker descobriu a peça que faltava no quebra-cabeça deles, a vocalista Shirley. Butch e Duke concordaram com o colega e mais que rapidamente entraram em contato com a moça através de um telefonema. Era o ano de 1994; e espantada com a ligação e apenas depois de confirmar com a gravadora quem eram aqueles três Shirley aceitou encontrar com o grupo.

Não é preciso dizer que o fato de Butch Vig ser o produtor de Nevermind (sim, o disco do Nirvana) pesou considerávelmente na decisão da garota, não é? Pois bem. Contrariando as expectativas, a audição não foi nada bem, pois Shirley estava nervosíssima. Mas mesmo decepcionados, eles não desistiram e uma nova audição foi marcada algumas semanas depois.

Confiante dessa vez, Shirley fez bonito e arrebatou sua vaga no Garbage. Devido a seus quatro integrantes de peso, digamos que a banda tenha criato uma enorme expectativa entre os críticos especializados, antes mesmo de terem lançado uma canção sequer. Butch Vig por sua vez, usou de todo o seu talento para fazer uma boa promoção do próprio grupo.

O primeiro disco demorou a sair, principalmente por culpa de Shirley, que teve acessos de raiva ao ver as canções pré-compostas pelos outros três. Sobre as músicas, ela dizia: "Eu não posso cantar essa merda!", pois as mesmas eram sobre cerveja e carros. Por consequência, a moça acabou reescrevendo praticamente todo o repertório.

A primeira música ouvida pelo público foi o single Vow, que saiu na compilação Volume 12, deixando todos bastante satisfeitos e ansiosos por mais amostras do Garbage, desejo que foi posteriormente atendido com o lançamento da canção Subhuman.

Com o singelo nome de Garbage e com uma capa recheada de penas cor-de-rosa e com um grande "G", o primeiro álbum foi lançado no final de 1995, com um total de excelentes 12 faixas. Aliás, esse disco foi incansávelmente elogiado pela crítica, ao mesmo tempo espantada e deliciada com aquela sucessão de canções originais e inovadoras, uma mistura de rock com elementeos de música eletrônica, que viriam a se tornar uma das marcas do quarteto.

Singles como Stupid Girl, Only Happy When It Rains e Milk rapidamente caíram no gosto dos ouvintes e passaram a ser executados nas rádios constantemente, o que foi uma surpresa para a própria banda, uma vez que eles não imaginavam um sucesso tão grande e tão repentino. Fora o fato do grupo ter arrecadado algumas nomeações para Grammys e premiações da MTV.

O Gargabe chegou inclusive, a abrir apresentações para o Smashing Pumpkins, que estava no seu auge e consolidada como uma das maiores do mundo, com o excelente disco duplo Mellon Collie and The Infinite Sadness. Aliás, boa parte do sucesso de Billy Corgan e sua trupe, se deve à Butch Vig.

Três anos depois, e o segundo disco do grupo é lançado. Sob o nome de Version 2.0, que trazia boas canções como Push It, I Think I'm Paranoid, Special, When I Grow Up e You Look So Fine, fizeram com que o grupo se firmasse no mercado. Inclusive, para alguns, o segundo disco é como uma sucessão do primeiro, só que mais aperfeiçoado, afinado e mais rápido também. Nesse caso, não é surpresa que o álbum tenha rendido vários discos de platina, ouro, além de várias indicações para os mais famosos prêmios musicais existentes.

Pouco depois do lançamento do single The World is Not Enough, que foi tema de um dos filmes da série James Bond e do final da turnê de divulgação de Version 2.0, o grupo entra em uma espécie de retiro espiritual para a preparação do seu terceiro trabalho.

E não deu outra. Três anos depois, é lançado BeautifulGarbage, que sem sombra de dúvida, é o disco mais completo do grupo. Cada canção tem sua personalidade própria, algum elemento que se destaque mais que os outros, tornando o álbum indispensável para quem gosta de uma boa música.

As letras são modernas e interessantes, plenamente encaixadas no universo de hoje, como a primeira faixa, Shut Your Mouth, por exemplo, é uma crítica à falta de comunicação que se vive atualmente, apesar de estarmos na chamada "era da comunicação". O primeiro single do disco foi Androgyny, uma canção rápida com vocais bem feitos e uma letra bem consistente. Mas por outro lado, o verdadeiro poder do disco é encontrado nas baladas, como Cup of Coffee e Drive You Home, com melodias no mínimo... sofisticadas.

Durante a realização da turnê européia de BeautifulGarbage, Butch Vig descobriu ter contraído hepatite A, sendo assim, obrigado a ficar em casa durante semanas. O produtor/baterista ocupou seu tempo livre para escrever na página oficial do grupo na internet, enquanto era substituído por Chamberlain Matt, que já havia trabalhado com o Garbage no último álbum.

Curiosamente, meses depois, Butch contraiu uma infecção no ouvido, deixando Chamberlain no posto por mais algum tempo. Nisso, o Garbage gravou I Just Wanna Have Something To Do, cover dos Ramones, para alegria dos fãs mais ferrenhos e sedentos por novidades da banda.

Em 2005, a banda lançou seu quarto trabalho, Bleed Like Me, trazendo hits empolgantes como Why Do You Love Me?, Bleed Like Me, Bad Boyfriend, Run Baby Run e Sex Is Not The Enemy. Após a turnê de divulgação desse disco, o futuro da banda se tornou incerto.

Porém, em 2007, foi lançada uma coletânea de hits chamada Absolute Garbage, tendo quase todos os hits da banda. Androgyny, Bad Boyfriend, Sex Is Not The Enemy e Run Baby Run não foram incluídas, mas por outro lado, outras B-Sides foram, como #1 Crush e The World Is Not Enough, além de uma versão remixada de It's All Over But The Crying e uma inédita: Tell Me Where It Hurts.

Atualmente Shirley está encenando como atriz, sendo vilã da série The Terminator: The Sarah Connor Chronicles.

Esse pequeno post é dedicado ao Ricardo Vettori, que está loucamente apaixonado pela vocalista, Shirley Manson.

That's all, folks!

2 Response to GARBAGE

29 de abril de 2010 às 22:10

case comigo shirley. *-* HAHAH, belo e pequeníssimo post, hueahah.
parabéns, muito bem detalhado.

1 de maio de 2010 às 14:54

Shirley *-*
adoro Garbage, falando nisso, faz tempo que eu não escuto :P
Angelfish e Goodbye Mr. Mackenzie também são legais.

 

Copyright © 2009 Coffee, TV and Music All rights reserved.
Converted To Blogger Template by Anshul Theme By- WooThemes