THE CULT

Nossa história começa em 1981, quando um cara chamado Ian Astbury monta o grupo Southern Death Cult, na cidade de Bradford, interior da Inglaterra. Isso depois de ser um sem-teto e seguir uma banda punk chamada Crass por todo o país. Uma bela bagagem logo de começo, não?

No ano seguinte, a banda faz uma turnê abrindo para o Theather of Hate, que tinha como guitarrista ninguém menos do que Billy Duffy. A banda de Ian chegou a fazer shows de abertura para grupos importantes como Bauhaus e The Clash. Nisso, o Southern Death Cult já criava uma certa expectativa no cenário, mesmo sem ter lançado um álbum sequer.

Em 1983, Ian deixa o grupo, alegando "diferenças artísticas". Então, ele se aproxima de Billy e eles formam um novo grupo, chamado Death Cult; e logo lançam o EP Brothers Grimm, fazendo shows por países da Europa e pela Inglaterra principalmente. O ano acaba com o lançamento do single God's Zoo.

Em 1984, eles tiram a palavra Death do nome e viram o The Cult. E é assim que eles vão ficar conhecidos mundialmente. O grupo assina contrato com a famosa gravadora independente Beggars Banquet e lançam o primeiro single: Spiritwalker. Já o disco de estréia, Dreamtime, chega no Top 20 do UK Albums Chart.

Chegando à 1985, o single de She Sells Sanctuary vira hit e passa 19 semanas nas paradas inglesas. O novo album, entitulado Love, ganha disco de platina na Inglaterra e é lançado também nos Estados Unidos.

Então, eles partem para a primeira turnê pela América e She Sells Sanctuary entra no Top 40 em Seattle. A banda também aparece no famoso programa Saturday Night Live, tocando essa mesma faixa.

Já em 1987, sai o terceiro disco, Electric, produzido por Rick Rubin, que ficou conhecido por trabalhar com os Beastie Boys e logo em seguida com o Slayer. O disco, alcança a marca de platina. O Cult embarca numa turnê que incluiu dividir o palco com gente do quilate de Billy Idol e Guns N' Roses.

O quarto lançamento, de 1989 se chama Sonic Temple. Com esse disco, se o grupo ainda não era unanimidade entre aqueles que gostavam de rock na época, agora havia passado a ser. Sonic Temple pode ser considerado, inclusive, como um divisor de águas na carreira do Cult. O disco chega na honrosa terceira posição na Inglaterra e entre os 10 nos Estados Unidos. Seu primeiro single, Firewoman, emplacou tanto nas rádios quanto na MTV.

Na bateria, entra Matt Sorum e eles fazem cerca de 180 shows no ano e passam a morar em Los Angeles. Em 1990, morre o pai de Ian. A banda só volta com força total no ano seguinte, com o lançamento de Ceremony. Na capa, uma foto de um índio nativo americano, que aliás, acabou rendendo até uma certa controvérsia.

No final de 1990, Sorum deixa o Cult e vai se juntar à turma de Axl Rose, os Guns N' Roses. E por falar em bateristas; em 1992, Nigel Preston, um dos primeiros integrantes do Cult, morre de overdose.

Em 1993, é lançada a coletânea Pure Cult, reunindo clássicos da carreira. Já no ano seguinte, eles entram mais uma vez em estúdio. E com a produção de Bob Rock, que ficou famoso por produzir gente como Metallica, Mötley Crüe e Bon Jovi, gravam o álbum The Cult, que não atinge o sucesso comercial esperado.

O resultado do "fracasso" foi o fim do grupo, que depois da turnê pela América do Sul (que incluiu o Brasil pela segunda vez) em 1995. Depois de anos em silêncio, o Cult volta para uma turnê pelos Estados Unidos em 1999 e assina um contrato com a Atlantic.

Nisso, sai a coletânea Rare Cult, que serviu de aviso que eles estariam de volta. Passam o ano seguinte gravando o novo disco, que sai em 2001, sob o título de Beyond Good and Evil e a banda novamente entra em recesso.

Em 2005, o Cult anunciou a volta as atividades e a tour Return Of The Wild, que resultou no último disco da banda, lançado em 2007, chamado Born Into This, sempre com Astbury e Billy Duffy como os membros principais.

Em 2008, a banda teve seu sucesso She Sells Sanctuary presente no game Guitar Hero: Aerosmith. A mesma música já havia sido licenciada, em 2001, para o jogo Gran Turismo 3 A-spec e, em 2002, para o jogo Grand Theft Auto: Vice City, podendo ser ouvida na rádio Vrock.


That's all, folks!

No Response to "THE CULT"

 

Copyright © 2009 Coffee, TV and Music All rights reserved.
Converted To Blogger Template by Anshul Theme By- WooThemes