SOFT CELL

O Soft Cell é uma dupla de post-punk/synthpop, formada em 1980, na cidade de Leeds, na Inglaterra. Os estudantes Marc Almond (que na verdade se chamava Peter) e Dave Ball se uniram pra fazer um som eletrônico de qualidade. Marc seria o vocalista e Dave cuidaria dos teclados.

No mesmo ano, lançaram o EP Mutant Moments, pelo selo Big Frock. Nisso, conseguiram chamar a atenção de outro selo independente, chamado Some Bizarre. O primeiro single seria um verdadeiro marco na trajetória deles; e considerado até os dias de hoje como um verdadeiro clássico.

A música em questão? "Tainted Love", um cover de Gloria Jones, que ficou imortalizado na versão do Soft Cell. Com isso, conseguiram liderar a parada britânica e chegar ao honroso oitavo lugar nos Estados Unidos.

O primeiro disco levaria o nome de Non-Stop Erotic Cabaret; e dele sairiam mais três singles de sucesso na terra de Margaret Tatcher: "Bedsitter", "Say Hello, Wave Goodbye" e "Torch". Já em 1983 sai The Art Of Falling Apart, puxado pela canção "Soul Inside". É nessa época também que cada um resolve lançar trabalhos individuais.

Em 1984 era a vez de This Last Night In Sodom. Mas após o lançamento desse álbum, o fim da dupla foi definitivo. Dave Ball foi trabalhar como produtor e Marc Almond, depois de trabalhar sob o nome de Marc And The Mambas, adota o nome de Marc Almond and The Willing Sinners, lançando discos como Vermin In Ermine, de 1984 e Stories Of Johnny, de 1985.

Em 1991, a dupla volta a trabalhar junta mais uma vez. Nessa oportunidade, era pra remixar as músicas que fariam parte da coletânea Memorabilia: Singles. E por mais incrível que pareça, vários anos após o lançamento da versão original, os remixes de "Tained Love" e "Say Hello, Wave Goodbye" colocam o nome do grupo em evidência novamente.

Somente em 2002 a dupla lança outro disco de inéditas, entitulado Cruelty Without Beauty. De 2003 pra cá, a dupla tem lançado coletâneas e discos ao vivo, além de trabalhos de remixes, como o Heat: The Remixes, de 2008, que até então, é o trabalho mais recente da dupla.

Se eles fizerem como a maioria dos artistas que solta um novo trabalho a cada dois ou três anos, já está na hora de esperar alguma coisa nova dos caras, que são um dos pilares do synthpop.

That's all, folks!

No Response to "SOFT CELL"

 

Copyright © 2009 Coffee, TV and Music All rights reserved.
Converted To Blogger Template by Anshul Theme By- WooThemes