SUPERGRASS

No auge da 'Batalha do Britpop' entre Oasis e Blur, o Supergrass lançou seu primeiro disco, o I Should Coco, que logo de cara já deu à banda o seu maior hit. Alright, que tu provavelmente deve ter ouvido, até mesmo se foi assistindo 'As Patricinhas de Berverly Hills' tá valendo.

Bom, o conceito de britpop pode ser dividido entre a parte séria, tipo o já citado Oasis, o The Verve e o Stereophonics. Por outro lado, tem a parte divertida, de bandas como o também já citado Blur, o próprio Supergrass, e os herdeiros desse legado, como o Kaiser Chiefs.

A propósito, é sobre o I Should Coco que eu vou te contar um pouco mais. Então senta que lá vem história.

Ao apertar o play da tua vitrola, tu vai ouvir I'd Like To Know, que basicamente dita, não só o ritmo do disco, mas pelo menos dos três primeiros albuns da banda. Caught By The Fuzz segue a mesma linha. Basicamente, ela vai te fazer lembrar coisas do Blur entre 1991 e 1994.

Aliás, sobre fazer lembrar a banda de Damon Albarn e Graham Coxon, Mansize Rooter chega a ser um deboche. A melodia do piano remete à Sing, do disco Leisure, de 1991, e também parte da trilha sonora do excelente Trainspotting. Aliás, eu pretendo escrever sobre esse filme, só não sei quando, mas isso é assunto pra outro dia.

E finalmente, chegamos à melhor música do disco. Pode até parecer posismo, mas sem sombra de dúvidas, Alright é um dos hinos dos jovens felizes dos anos 90. Tinha também a parcela triste, que cortava os pulsos ao som das guitarras de Kurt Cobain, mas isso é com os americanos. Em relação à musica, vai dizer que se tu nunca cantou: 'We are young, we run green, keep our teeth nice and clean' ? É um clássico.

Lose It e Lenny mostram um lado mais pegado, quase post-punk. Por outro lado, buscando influência nos anso 60 também, na batida insana do Kinks, por exemplo.

Strange Ones também é bem divertida, cantada em coro pelos integrantes da banda. Se tem alguma outra banda que possa servir de referência, não pra comparação, mas... pra um certo entendimento, é o Weezer. Inclusive, a voz do Gaz Coombes tá bem parecida com a do Rivers Cuomo nessa faixa.

Sitting Up Straight começa aparentemente séria, com um piano intimista. Mas aí entra a guitarra e muda tudo, aliás, os versos do começo soam quase country. Já She's So Loose também soa séria, mas carregada à violão e bateria. Mas assim que Gaz entra, já tira esse aspecto. Pra tentar explicar isso, podemos dizer que ele faz parte de uma seleta lista de vocalistas que cantam de modo debochado, assim como Damon Albarn e Johnny Rotten, do PIL e Sex Pistols.

Pulando pra We're Not Supposed To, podemos dizer que, sem dúvidas, é a faixa mais estranha do disco. E isso é tudo.

A seguir, temos Time, que é de longe a mais rock n' roll, no melhor sentido da palavra. Aqui, Gaz Coombes e seus companheiros também bebem da fonte dos anos 60, mas agora puxando pro lado mais Beatle e Stone da coisa.

Sofa (Of My Lethargy) é a faixa mais longa do disco, e também a mais carregada, com um baixo bem pesado e órgãos ao fundo. E olha só que coincidência, a mais curta vem logo a seguir, e é também a que fecha o disco, e pior, a faixa se chama Time to Go, que em português quer dizer 'hora de ir'. Da série trocadalhos do carilho né?

Enfim, o disco é muito bom, da primeira à última faixa. Pode-se dizer que é um dos pilares do Britpop e do rock britânico de modo geral nos últimos 15 anos.

That's all, folks!

No Response to "SUPERGRASS"

 

Copyright © 2009 Coffee, TV and Music All rights reserved.
Converted To Blogger Template by Anshul Theme By- WooThemes