COFFEE, TV AND MUSIC [LISTAS] 12

Sim, já faz algum tempo desde que a última lista foi feita nesse blog. Se bem me lembro, foi a sobre os Grandes Vocalistas da Humanidade, que foi linkada no Jacaré Banguela e tomou proporções jamais vistas nesse humilde blog, em todos os sentidos, polêmica então, mais do que qualquer outro.

Bom, a lista de hoje, é especificamente de uma banda, como algumas que já foram feitas aqui num tempo muito, muito distante. A ideia é a seguinte, eu vi uma lista cujo nome era "Roqueiros também amam" ou algo parecido com isso. Plageando pensando nisso, resolvi fazer um post com baladas só do Bon Jovi, uma vez que a lista anteriormente citada não tinha, pasme, nenhuma música sequer deles.


01 – She Don’t Know Me (Bon Jovi, 1984)

Faixa três do primeiro disco da banda. Se fosse um pouco mais rápida, entraria na categoria power-ballad. Alguns elementos oitentistas são quase que fundamentais na construção da música, como bateria sampleada e teclados acompanhando a música toda. Além claro, do solo de guitarra no final, que não pode faltar.


02 – I’d Die for You (Slippery When Wet, 1986)

E falando em power-ballad, aqui está ela. Nos dias de hoje, o título e no caso, o refrão, não poderiam ser mais emo. Mas nos anos 80, ninguém conseguia deixar mais coxas femininas molhadas do que esses caras. Ao mesmo tempo em que a letra diz “eu morreria por você/eu choraria por você”, a música soa quase raivosa, com uma guitarra implacável durante a música toda e a voz rasgada de Jon.


03 – Never Say Goodbye (Slippery When Wet, 1986)

Ta aí uma das baladas que consagraram o Bon Jovi. Melosa do início ao fim, Never Say Goodbye tem toda aquela pinta de trilha de novela. Se fosse uma musica nacional, teria sido composta pelo Roupa Nova. A letra, nem é preciso dizer do que fala, né?


04 – I’ll Be There for You (New Jersey, 1988)

“Quando você respira eu quero ser o ar para você”. Sim, essa é uma das frases que você encontra nessa música. No quesito letra, a mais melosa de todas as baladas do Bon Jovi. Mas justamente por isso, uma das mais bonitas.


05 – Bed of Roses (Keep The Faith, 1992)

Sabe aquela música que você diz: “É cafona mas eu gosto?”. Se fizessem uma lista com esse título, entraria nas primeiras posições fácil! Até mesmo porque, sei lá né? Mas cama de rosas é meio 90’s. Ou seja, na época, era legal.


06 – Someday I’ll Be A Saturday Night (Cross Road, 1994)

Acho eu, que foi aqui que o Bon Jovi começou a se desviar do caminho pra se tornar o que é hoje. Não que seja ruim, mas... diferente do que já foi um dia, assim podemos dizer. Alguns elementos da música são até uma previsão, porque em alguns momentos dá pra sentir uma levada quase Country, que foi o estilo do Lost Highway, lançado em 2007.


07 – Always (Cross Road, 1994)

Uma das canções de amor mais lindas de todos os tempos. E isso é tudo.


08 – This Ain’t A Love Song (These Days, 1995)

Essa sem sombra de dúvidas é uma das músicas mais corta-pulso que Jon Bon Jovi e seus amigos escreveram. Sente o refrão: “Se o amor que eu tinha por você se foi/Se o rio que eu chorei não foi o suficiente/Então eu errei, sim eu errei/Essa não é uma canção de amor”. Apesar do título não dizer, essa é sim uma canção de amor. E daquelas bem chorosas.


09 – (It’s Hard) Letting You Go (These Days, 1995)

(It’s Hard) Letting You Go, mesmo tendo sido gravada em 1995, ainda hoje soa moderna, aos mais desavisados, pode até se dizer que foi gravada ontem, que ninguém discorda. A letra fala basicamente sobre um relacionamento onde as coisas não são mais como já foram um dia.


10 – Hearts Breaking Even (These Days, 1995)

De começo, tem uma levada Aerosmitheana, já nos versos, uma guitarra bem swingada e um órgão de fundo que quase faz remeter aos rocks dos anos 50 e 60. Quando a música sobre pro pré-refrão e consequentemente, pro refrão, volta a ser Bon Jovi. Corações partidos e tal, nada muito diferente do que você viu até aqui.


11 – Thank You For Loving Me (Crush, 2000)

Chegamos na parte em que muitas pessoas costumam dizer que é o novo Bon Jovi, que começou a partir do lançamento do Crush, em 2000, e do fenômeno It’s My Life. Mas lovesongs independente da época, todas tem uma fórmula só. E com essa não é diferente.


12 – All About Lovin’ You (Bounce, 2002)

Pop. Muito pop. Com batida eletrônica e guitarra soladinha ao fundo. Se colocassem a Dido ou a Natalie Imbruglia cantando, teria o mesmo efeito. Mas uma grande música, sem dúvida.


É claro que listas nunca serão uma unanimidade, e há quem vá dizer que faltou muita coisa. Sendo assim... se tu é um grande conhecedor de Bon Jovi, faça a tua lista nos comentários.


That’s all, folks!

No Response to "COFFEE, TV AND MUSIC [LISTAS] 12"

 

Copyright © 2009 Coffee, TV and Music All rights reserved.
Converted To Blogger Template by Anshul Theme By- WooThemes