COVERS
Primeiramente, gostaria de dizer que a idéia original de falar sobre covers foi de um amigo meu, o Edson Vinicius, do blog crazydshow, que por sinal é muito melhor e muito mais imparcial do que esse que vocês perdem seu precioso tempo lendo. Mas enfim...
Existem covers ótimos, bons, ruins e o do Limp Bizkit de Behind Blue Eyes. Eu juro que se eu tivesse uma arma, eu mataria o Fred Durst, com toda a certeza. Ele matou um clássico do rock, um dos hinos do The Who.
Ainda covereando o The Who... a propósito, existe o verbo coverear? Bem, se não existe, acabei de inventar. Como eu ia dizendo... a melhor cover de uma musica do The Who vem de quem? Claro, do Oasis, executada com perfeição, muito semelhante a versão original, tanto o solo de baixo quando a bateria; a não ser o fato de que o Roger Daltrey dá umas gaguejadas pra cantar My Generation, não que ele seja gago, ele faz de propósito, já o Liam canta diretão. Mas, isso não faz muita diferença.
Falando ainda em bandas inglesas, mas mudando um pouco o estilo. Já ouviram aquela famosa frase: Fulano deve estar se revirando no tumulo. Hein? Acho que sim... pois então, Freddie Mercury deve ter dado um duplo twist carpado ao ouvir o McFLY assassinando Don't Stop Me Now. Tudo bem que o tal Danny Jones é um guitarrista esforçadinho e tá na banda errada, ele tem talento demais pro McFLY, mas não dá né... eles mataram a musica com aquela voz de adolescente de boyband. Mataram o solo primoroso do Bryan May. Ah.. se Freddie estivesse vivo ele diria três palavras: Big fucking shit!
Uma das melhores musicas de todos os tempos, claro, do Queen também. Trata-se de Bohemian Rhapsody, a gente perde até a conta de quantos milhares de covers essa musica já teve. Mas a melhor versão já tocada por ela não é necessáriamente um cover, porque o instrumental foi do Queen mesmo, só o piano que ficou ao encargo de Elton John, que também cantou; ao lado do ex-bad boy, Axl Rose. Essa versão foi tocada no tributo ao Freddie Mercury em 92, no Estádio de Wembley, simplesmente sensacional!
Ainda falando do Guns N' Roses, muita gente pode não gostar dos caras, ou só do Axl Rose, porque ele é isso, é aquilo, é não sei mais o que... mas uma coisa não podemos negar, quando os caras resolvem tocar um cover, eles destróem. Destaque pras versões de Knockin'on Heaven's Door e Live And Let Die, de Bob Dylan e Paul McCartney respectivamente.
E já que estamos falando de Paul McCartney, por que não falar dos covers que as bandas mundo afora fizeram dos Beatles? Começamos com os herdeiros do legado dos caras, O Oasis já tocou Help e outras musicas mais. Mas o destaque fica para as versões de I Am The Walrus e Helter Skelter, a primeira é cantada pelo vocalista Liam, a segunda é cantada pelo guitarrista e vocalista Noel. Duas versões simplesmente fodas.
E por que não, falarmos deles, os emos? Bem.. a musica Song 2 todo mundo conhece, um clássico do Britpop 90's, o famoso woo-hoo de Damon Albarn é conhecido no mundo inteiro. Mas, o nosso querido My Chemical Romance fez o favor de matar essa musica, o que não deixa a versão pior ainda, é que o Gerard Way não faz o woo-hoo! com aquela voz de franga sofredora dele, porque se não.. prefiro parar por aqui.
Um bom cover, foi o de Rod Steward pra Have You Ever Seen The Rain? do Creedence Clearwater Revival, não tem nada de especial nele, só é uma versão mais modernosa bem cantada, só isso.
Tem também os covers que a Avril Lavigne fez de "algumas" musicas. Nunca vi alguem pra tocar tanto cover feito ela, parece até banda de baile. Mas enfim.. prefiro nem falar sobre as versões que ela deu pra Knockin'on Heaven's Door, Iris, Song 2, Fuel, Chop Suey... e por aí vai.
A propósito, ficaram esperando links de vídeos pra conferir né? Só uma coisa.
http://uk.youtube.com
Procurem, eu prometo que não vai cair o dedinho.
2 Response to COVERS
opa! valeu pela citação... não acho meu blog melhor, só "mais comercial"... enfim. cover bom mesmo é o do sid vicious, my way. hauahuahuahaua
McFly mata qualquer música que resolva cantar. Guns realmente destrói a música, eu me assusto com a voz de Axl Rose!
Postar um comentário