THE WHO


Ok, tava mais do que na hora de eu escrever sobre a minha segunda banda favorita, o The Who. No blog crazydshow.blogspot tem um artigo lá sobre o Queen, numa parte em especial, diz que o Queen é formado por três gênios e um baixista, correto.

Já o The Who é formado por quatro gênios, pra quem nunca chegou nem perto de qualquer coisa relacionada ao The Who, eis aqui os quatro nomes, pela ordem de genialidade: Pete Townshend, Keith Moon, Roger Daltrey e John Entwistle. Guitarra, bateria, vocais e baixo, respectivamente. Hoje, vou falar do primeiro album dos caras, My Generation, o nome soou familiar não? Pois bem... no Reino Unido o album foi lançado apenas como My Generation mesmo, já nos EUA, foi lançado como The Who Sings My Generation, além de ter encarte diferente, tinha algumas faixas diferentes também.

Vou falar do que eu tenho aqui comigo, a versão americana. Como é um album que eu gosto muito, de uma banda que eu gosto muito, muito mesmo. Vou falar de faixa por faixa, bem, vamos ao que interessa.

Artista: The Who
Album: My Generation (The Who Sings My Generation)
Ano: 1965
Onde: Inglaterra

01 - Out In The Street
Começa com uma guitarra que soa meio folk, logo em seguida ouve-se o "out", de Roger Daltrey. Daí sim a musica começa, apresenta bem a proposta do The Who, um rock bem anos 60 mesmo, com um refrão pop e os backings de Pete Townshend. A bateria de Keith Moon é um adereço a parte, ela é contagiante, é como se não estivesse tocando no ritmo da musica, mas é incrivel como ela se encaixa perfeitamente. O baixo de John Entwistle também aparece com um certo destaque, tendo uma ótima marcação, fazendo com que a musica soe perfeita.

02 - I Don't Mind
Já soa mais rock n' roll, porém com um forte flerte com o blues, o que é sensacional, a guitarra praticamente chora nas mãos de Pete, Roger parece mais melancólico ao cantar essa musica, é como se ele usasse um tom um pouco diferente do habitual, encaixando perfeitamente na melodia, o baixo não faz só a marcação, ele é tocado de maneira primorosa, é como se estivesse sendo solado durante toda a musica, a letra, fala sobre não se importar, diz algo como: Eu não me importo com seu amor/Você pode ir embora/Esse é o meu som. Bem a cara do The Who mesmo.

03 - The Good's Gone
Bem, você que baixou o album do Stone Roses, logo na primeira postagem deve ter ouvido I Am The Ressuction e gostado, não? Pois bem... essa musica dos Stone Roses não é bem um plágio, de The Good's Gone, digamos que seja bastante parecida, apenas isso. Bem... se I Am The Ressuction é uma grande musica, essa faixa 3 de My Generation dispensa comentários e apresentações.

04 - La La La Lies
Bateria empolgante e piano divertido. Ok, pode até parecer Beatles, mas... tem um porém, os Beatles não tinham um bom baterista, eu mesmo, costumo dizer que Ringo era o menos talentoso dos Beatles, além do que... eles não tinham Keith Moon, o mais genial baterista de todos os tempos. Voltando a musica, aos 1:25, guitarra e baixo entram na musica, deixando-a ainda mais empolgante e menos engraçadinha, digamos assim.

05 - Much Too Much
It's just rock n' roll. Sem mais.

6 - My Generation
Faixa título, faixa mais conhecida do album e uma das mais do The Who e também, claro, uma das melhores. Sem sombra de duvida, a melhor desse disco, pode parecer posismo dizer isso, mas é só ouvir e constatar. Um riff simples, porém matador. Roger Daltrey parece estar com um pouco de raiva pra cantar também, é meio dificil de se entender, a 'gaguejada' é marca registrada nessa musica também. A bateria de Keith Moon está mais insana do que nunca! É como se ele tivesse uns dez pratos e dez mãos, simplesmente incrível. O baixo de John dispensa comentários, a parte da 'ponte' em que tudo para e fica só o baixo solando, começando aos 55 segundos e acabando aos 58 e depois se repetindo, porém mudando o solo, é simplesmente sensacional, grande sacada de John. Pete por incrível que pareça é o que menos tem destaque nessa musica, não que seus backings não tenham se tornado clássicos e feito 'metade' da popularidade da musica, mas a guitarra é simples, sem segredo nenhum. Porém, a genialidade também pode ser encontrada nas coisas mais simples.

07 - The Kids Are Alright
Outra das clássicas musicas da banda, soa incrívelmente anos 60, tipo, lógico né. Mas enfim... basta ver a letra e isso se salta aos olhos: Eu não ligo que outros caras dancem com minha garota (...). Super anos 60, sobre dançar e tudo mais...

08 - Please, Please, Please
Mais um blues matador onde a guitarra chora nas mãos de Townshend, a letra também soa digamos que.. triste, diz algo como: Por favor/ Você não tem de ir / Tire essa dor do meu coração. Não é depressivo, não é bicha nem nada, simplesmente blues, se você não sabe diferenciar emocore de blues, se mate e faça um favor ao mundo.

09 - It's Not True
Soa parecida com My Generation, não igual, parecida. Porém, um piano é adicionado. O que faz essa musica soar parecida com a faixa 6 é, a insanidade com que a bateria é tocada, simplesmente sensacional. Ta aí um ótimo motivo pra ti ouvir esse album, It's Not True é com certeza uma das melhores faixas do album.

10 - The Ox
Só um instrumental, porém, sensacional. É uma espécie de solo, tipo... tem solo de bateria, solo de piano, solo de guitarra, só que tudo junto, o que torna essa faixa estupidamente foda. Sem mais.

11 - A Legal Matter
O começo soa parecido com uma das musicas do Stone Roses, no caso, são as musicas do Stone Roses que se parecem com as do The Who. É incrível como o The Who exerce uma influência não só sobre as bandas inglesas como sobre as bandas do mundo inteiro, embora seja solenemente ignorada perante as bandas endeusadas do Reino Unido, como Beatles e Rolling Stones.

12 - Instant Party (Circles)
Rá! Não vou falar sobre ela, pra não estragar a surpresa. Baixe ou compre o disco e ouça.

2 Response to THE WHO

eu
8 de agosto de 2008 às 11:06

tesão (L)'

Anônimo
24 de agosto de 2008 às 17:05

Sem duvida é uma das melhores bandas de todos os tempos. *-*'

 

Copyright © 2009 Coffee, TV and Music All rights reserved.
Converted To Blogger Template by Anshul Theme By- WooThemes