COFFEE, TV AND MUSIC [LISTAS] 05

Mais uma lista pra vocês. Lembram daquela lista com 13 músicas pra te fazer gostar de Blur? Então. Agora, outra, com o outro grande nome do Britpop, o Oasis.

Como não é segredo pra ninguém, a banda preferida da redação (que continua contando com uma pessoa só) do Coffee é o Oasis, sendo assim, a lista vai além de 13 músicas, na verdade, 20.

E assim como na maioria das listas postadas aqui, a ordem não interessa, não significa que uma canção seja inferior à outra, aliás, é por ordem de lançamento. Então, chega de rodeios e vamos ao que interessa.

01. Rock N' Roll Star - Definitely Maybe, 1994.
É a faixa que abre o debut album da banda. Fala sobre ser uma estrela do rock n' roll e não estar nem aí pra nada, só pra sí mesmo. A melodia tem uma levada que une toda a atmosfera dos anos 60, do rock rápido do The Who à modernidade da época.

02. Live Forever - Definitely Maybe, 1994.
Sem sombra de dúvidas, é uma das letras mais bonitas de toda a carreira do Noel. Ao contrário das canções dos últimos discos, Live Forever soa inocente, doce. Uma vez que as de hoje são super produzidas e por assim dizer, até mais mecanizadas. Já Live Forever passa o sentimento.

03. Columbia - Definitely Maybe, 1994.
Embora não seja uma das mais festejadas do disco, traz uma psicodelia fora do comum. Alguém já chegou pra ti e disse: "Quando eu ouço tal música eu tenho a impressão de estar drogado", hein? Então, Columbia sem sombra de dúvida é uma delas.

04. Morning Glory - (What's The Story) Morning Glory?, 1995.
A música que dá nome ao disco mais aclamado e cultuado dos Fab Five de Manchester. É marcada por riffs e solos poderosos de guitarra, sendo muitíssimo bem executados pelas mãos de Noel. Sem contar a voz de Liam, que na época, era algo fora do comum.

05. Champagne Supernova - (What's The Story) Morning Glory?, 1995.
Existem muitas teorias acerca da composição dessa música. Uma delas, é a de que Noel ouviu Bossanova na TV e entendeu Supernova, daí o título. Outra, é de que Champagne Supernova é o ato de beber champagne enquanto se fuma maconha, o que é bem provável, pois ao ouvir Champagne Supernova tu tem a impressão de que está saindo álcool das caixas de som. Reza também a lenda, de que quando Noel a tocou pela primeira vez, numa van para o resto da banda, o segundo guitarrista Bonehead chorou copiosamente ao final da música, de tão bonita que a canção era. E de fato é.

06. Be Here Now - Be Here Now, 1997.
Embora o disco seja marcado pela super produção que o envolveu, a música não é das mais pomposas. Trata-se de um rock n' roll puro, sujo e batido com guitarras empolgantes. Esse é um daqueles casos em que não existem explicações, é só ouvindo pra entender.

07. All Around The World - Be Here Now, 1997.
A música mais bem produzida de um disco carregado, com quase 10 minutos de duração, é uma que entra fácil na lista das melhores composições de Noel, tanto no quesito melodia, beleza da letra e afins.

08. Fade Away - The Masterplan, 1998.
É rock n' roll do começo ao fim. Aliás, é uma música que aponta um fato que nem todo mundo compreende. O Oasis tem muito mais do The Who do que dos Beatles. Aliás, se essa música não tivesse esse título, ela teria que se chamar The Who. Em tempo, ela é B-Side de Cigarettes & Alcohol, um dos singles do Definitely Maybe.

09. The Masterplan - The Masterplan, 1998.
A mais bem sucedida das b-sides. Essa música é tão, mas tão querida pelos fãs, que ela é mais que uma b-side, é um hino, é presença obrigatória na setlist das turnês do Oasis. No mais, dance if you wanna dance. ♪

10. Go Let It Out - Standing On The Shoulder Of Giants, 2000.
Se contarmos Fuckin' In The Bushes como introdução, Go Let It Out é a música, de fato, que abre um dos melhores discos da banda. Embora tenha sido moda na época e executada até a exaustão nas rádios do mundo inteiro, é inegável que é uma grande música, cheia de experiencias e tudo mais.

11. Gas Panic! - Standing On The Shoulder Of Giants, 2000.
De longe, não só a melhor música desse disco, mas de toda a história do Oasis. Ela não soa britpop, como é o estilo da banda. Ela tem um quê de progressivo, uma coisa sombria que a acompanha, que é algo realmente incompreensível, fora de sério, o que torna a música simplesmente espetacular.

12. Stop Crying Your Heart Out - Heathen Chemistry, 2002.
Foi muito modinha, todos nós sabemos. Principalmente por ter tocado no Efeito Borboleta. Mas há de se admitir que a música e linda e faz amolecer até o mais duro dos corações.

13. Turn Up The Sun - Don't Believe The Truth, 2005.
A primeira música não composta por Noel a entrar na lista. Essa pertence ao baixista, Andy Bell, já citado aqui diversas vezes, sobretudo por ter sido guitarrista do Hurricane #1. A música em sí, traz doçura no começo e raiva no refrão. É difícil de explicar, novamente, é o caso de ouvir pra entender.

14. Lyla - Don't Believe The Truth, 2005.
É, modinha também. Mas nesse caso, também há de se compreender que é uma grande música. Riff poderoso e refrão matador. A letra? Fala sobre uma garota, que por mais incrível que pareça, se chama Lyla.

15. The Importance Of Being Idle - Don't Believe The Truth, 2005.
Pode parecer pretensão demais e até mesmo um devaneio, mas essa música, tem uma levada de rock gaúcho, mais precisamente de Cachorro Grande. Se bem que, sabemos que é o contrário, que a Cachorro se inspira e muito no Oasis, tanto é, que eles abriram a tour dos irmãos Gallagher por aqui, inclusive, a pedido do próprio Noel.

16. Keep The Dream Alive - Don't Believe The Truth, 2005.
Mais uma de Andy Bell. É de fato, mais uma linda canção. Fala basicamente sobre manter o sonho vivo. Precisa dizer mais?

17. The Turning - Dig Out Your Soul, 2008.
É a segunda faixa do trabalho mais recente do grupo. Traz uma levada pomposa, carregada à piano e bateria, fazendo lembrar o álbum de 2002, o Heathen Chemistry. No refrão entram as guitarras distorcidas de Noel e Gem, marca registrada desses dois, que tocam juntos desde 2000, quando Gem se juntou ao Oasis.

18. The Shock of The Lightning - Dig Out Your Soul, 2008.
O primeiro single do disco. E ao contrário do que se imagina, ela não é necessáriamente uma música comercial. O estilo dela é fácil de se identificar, indie rock. Uma curiosidade interessante, é em relação ao video, que assim como a capa do disco, é todo feito com colagens e afins. Pois bem, como quem acompanha a banda sabe, o baterista da turnê é Chris Sharrock, que tocava com Robbie Williams, entretanto, quem gravou o disco foi o mesmo baterista de Don't Believe The Truth, Zak Starkey, filho de Ringo Starr e aluno de Keith Moon. Precisa mais? Na verdade não, mas enfim, uma das partes interessantes dessa música, é o solo de bateria que tem no final, não deixando dúvidas de que Zak foi mesmo aluno de Keith.

19. I'm Outta Time - Dig Out Your Soul, 2008.
Nossa penúltima música também é um single do disco. É uma composição de Liam, tanto é que só aparece ele no clipe, a exemplo de Songbird, de 2002. Porém, não há nem espaços para comparações entre essas duas canções, I'm Outta Time é infinitamente superior. Tanto é, que apesar de ser nova, já virou hino cantado em coro nos shows da banda. Assim como Stop Crying Your Heart Out, é absurdamente bela e toca fundo no coração de quem a ouve. No final da mesma, um sample com um trecho da última entrevista de John Lennon é executado.

20. Falling Down - Dig Out Your Soul, 2008.
Mais um single. E como não poderia deixar de ser, a exemplo de todos os outros discos do Oasis, exceto Definitely Maybe, sempre há um single cantado por Noel. Uma curiosidade, é que antes mesmo dessa música vazar em sua versão original ou do disco ser lançado, saiu uma versão remix, do Chemical Brothers, que tu pode baixar clicando aqui. O video promocional dela também é um show à parte. Fala sobre a nobreza inglesa, só que de um modo não muito convencional.

Só pra concluir. Eu sei que faltaram muitas músicas aí, e que hits como Supersonic, Cigarettes & Alcohol, Slide Away, Wonderwall, Don't Look Back In Anger e Stand By Me foram deixados de lado, e que, a maioria das pessoas começam a ouvir as bandas pelos seus principais hits, mas algo me disse que essas músicas não precisariam estar na lista, então, é por esse motivo que elas não estão.

E antes que eu me esqueça, se depois de ouvir essas 20 músicas tu ainda não conseguir gostar de Oasis. Meu amigo... desista e vá ouvir Jonas Brothers.

That's all, folks!

5 Response to COFFEE, TV AND MUSIC [LISTAS] 05

9 de agosto de 2009 às 22:57

Top Job, mate.

10 de agosto de 2009 às 12:50

Só não ouço por não ter nada do Oasis aki! xD

Sei q é uma Grande banda... Mas ainda prefiro Iron a Oasis!

10 de agosto de 2009 às 22:15

A minha preferida sempre será Let there be love ;D De lado a opinião alheia.

12 de agosto de 2009 às 16:09

Oasis Oasis Oasis Oasis *-*
só preciso do Familiar To Millions e do Don't Believe The Truth pra ter a discografia completa (e tudo em CD original, não MP3!)

a melhor banda inglesa que já existiu, o que eu posso dizer? ouço desde que eu era bebê (Don't Look Back In Anger era minha canção de ninar preferida)

Anônimo
28 de outubro de 2010 às 04:24

Tipo, nunca ouvi Oasis, mas acho o vocalista lindo! Vô começar a escutar... Me convenceu.

 

Copyright © 2009 Coffee, TV and Music All rights reserved.
Converted To Blogger Template by Anshul Theme By- WooThemes