KEANE

Não, não é nem o Roy e nem o Robbie Keane, famosos futebolistas irlandeses. O Keane é uma banda inglesa, formada em 1995, apesar de lançarem singles por outros selos, só lançaram seu primeiro, e melhor disco, em 2004, o Hopes & Fears; e é sobre ele que eu vou te contar um pouco mais agora.

Uma coisa que você precisa saber sobre o Keane é: Guitarra não, piano sim. O instrumento é fundamental em todas as músicas, não só desse disco. É ele quem carrega as melodias. Outro fator considerável é o vocal em falsete, também usado até a exaustão por outra boa banda inglesa, o Muse.

Quando você dá o play no disco, já sente que a banda tem influencias de Radiohead, U2, Smiths, Oasis, dentre outros ícones do rock inglês.

As duas primeiras faixas do disco já são, no sentido figurado, como um soco no peito. Somewhere Only We Know tem um piano solene, carregado, acompanhado da batida pop da bateria. Pelo menos ao meu ver, a letra conta a história de um cara que precisa de um lugar pra conversar com a mulher que ama, pra tentar se acertar com ela, um lugar onde só eles sabem.

Bend and Break, que em bom português quer dizer "machucado" fala justamente sobre isso. A melodia em sí faz lembrar algumas coisas do Coldplay, tem o piano, mas com uma levada mais rápida, o que dá um ar mais leve a musica. Embora haja uma dualidade na letra. Há o sentimento de dor e redenção, em quase quatro minutos. É possivel? Com o Keane sim.

O próximo destaque o disco é um dos maiores sucessos do grupo, Everybody's Changing. Essa tráz consigo uma levada mais oitentista, bem parecido com o que o U2 fazia na época.

No restante do album, não há nada muito inovador ou diferente do que você viu nas três ou quatro primeiras faixas. A não ser por Untitled 1, que tem um teclado sintetizado e batidas eletrônicas.

No mais, é um disco pra se ouvir com bastante calma, pra ser sentido. Recomendadíssimo.

That's all, folks!

No Response to "KEANE"

 

Copyright © 2009 Coffee, TV and Music All rights reserved.
Converted To Blogger Template by Anshul Theme By- WooThemes