FRESNO

Ok, a Fresno é a maior banda brasileira da atualidade. Sobretudo depois que faturou as premiações mais importantes da música nacional, que foram o Prêmio Multishow de Música Brasileira e o Video Music Brasil da MTV.

Mas ao contrário de bandas como o Hevo 84 e o Cine que chegaram aí esses dias e já estão fazendo sucesso, os gaúchos da Fresno tem uma história de mais de 10 anos, que começou na demo chamada "O Acaso do Erro", onde já aparece uma música bem conhecida da fase independente da banda, que é "Se Algum Dia Eu Não Acordar"

E ao contrário dos Nx Zeros da vida, os guris de Porto Alegre ficaram muito tempo na cena independente e lançando bons discos como "Quarto dos Livros", "O Rio, A Cidade, A Arvore" e "Ciano" conseguiram um respeito invejável dentro do underground, sendo por muito tempo a banda independente mais bem sucedida do Brasil.

No entanto, eles não teriam chegado onde chegaram sem o apoio de uma grande gravadora e um disco com um apelo mais pop. Esse disco é o Redenção, que além de falar muito de amor, que é a maior caracteristica da banda, eles fazem algumas referências à sua terra natal, Porto Alegre, como pode ser visto no titulo do disco, em alusão ao Parque da Redenção.

O disco é aberto então com Sobre Todas As Coisas Que Eu... que é uma intro no piano e já é colada na faixa seguinte, que é Não Quero Lembrar. Inclusive, os títulos se cruzam. A faixa 3 é o primeiro single do disco e um dos maiores hits da banda até então. Uma Música, levada pop e letra chiclete. Tinha como dar errado? Não.

Contas Vencidas foge um pouco desse âmbito de relacionamentos e vai um pouco mais longe, falando sobre deixar as coisas pra trás, não querer voltar mais. Além claro, de ter uma pegada mais roqueira, embora tenha alguns sintetizadores.

Chegando aqui nessa parte do disco, a banda mandou uma espécie de combo de hits. A começar por Desde Quando Você Se Foi, que foi um dos singles do album e chegou a ser o vídeo mais visto do YouTube. Já Redenção, que além de dar título ao disco, é o single mais recente que vem sendo trabalhado nas rádios de todo o país. Como é uma das músicas mais pesadas do disco, ela ganhou uma versão acústica pra poder tocar no rádio.

E na faixa 7 temos o mais bem sucedido single desse disco, Alguém Que Te Faz Sorrir, que é de longe a música mais pop do album. Ao ouvir a versão do Ciano e comparar com essa, tu tem a impressão de: "Timbaland was here!". A música tem um belo clipe e figurou por alguns dias no primeiro lugar do Hot 100 Brasil, que aponta as músicas mais tocadas do país.

Aqui, temos Passado, que pra muitos dos fãs, deveria ter sido single. A canção em sí tem uma levada meio Killers, pelo menos no começo. Adiante temos a música mais contestada do Redenção, Goodbye. Musica safada, carregada num violão, uma bateria sem pegada e um sintetizador estilo Cine. Aliás, à primeira ouvida, faz até pensar que é um sertanejo universitário. Ou seja, sem sombra de duvida Goodbye é o grande e único erro desse album.

Nas faixas 10 e 11 o disco ganha peso novamente, com as "cavalas" Europa e Você Perdeu De Novo. Inclusive, acerca da segunda, é a única música do disco que conta com um solo de guitarra, ainda que curto.

Pulando para a faixa seguinte, a música mais conhecida da banda: Polo. Qual a razão dela estar no final do disco? Simples. Segundo o vocalista Lucas, as pessoas teriam que ouvir o disco todo primeiro, pois se elas ouvissem Polo logo de cara, elas iriam perder o interesse e... olhando por esse lado, ele tem razão.

E pra fechar, a melhor música, não só do disco, mas da banda até o presente momento. Milonga, que é uma música triste, mas triste mesmo. Começa lenta na guitarra e ganha uma certa pegada no refrão, que depois é substituído pelo som de batidas eletrônicas e sintetizadores. Mais pro final, ela conta com os versos da primeira, fazendo uma espécie de ligação entre o começo e o fim do album. No mais, é uma ótima música, mas se tu tomou um pé do namorado/namorada, não ouça, é triste demais.

That's all, folks!

1 Response to FRESNO

27 de dezembro de 2009 às 21:17

Testando o contador de comentários.

 

Copyright © 2009 Coffee, TV and Music All rights reserved.
Converted To Blogger Template by Anshul Theme By- WooThemes