DAMON ALBARN

Sem sombra de dúvida, Damon Albarn é um dos caras mais versáteis da história do rock inglês. Dono de uma voz inconfundível, Albarn se tornou mundialmente famoso primeiramente por liderar o Blur, uma das bandas, ou melhor... a banda que deu origem a um dos maiores movimentos da década de 90, o Britpop.

Com o Blur, Damon colocou 7 singles no primeiro lugar das paradas britânicas, tais como: Song 2, Beetlebum, Girls & Boys, Coffee & TV e Parklife. Depois do sucesso arrebatador do disco Blur que fez o mundo inteiro gritar "woo-hoo!", Albarn decidiu se aventurar em outros estilos, o que não era uma surpresa pra ninguém, pois o Blur sempre mostrou sons experimentais e se modificava a cada disco.

Pra ser mais preciso, no ano de 1998, Damon ao lado de Jamie Hewlett que é co-criador da história em quadrinhos Tank Girl, deu início a um dos projetos mais originais da história da música, o Gorillaz, que era uma banda de desenho animado. Albarn dava voz e vida ao personagem 2-D, que era o vocalista do grupo.

Ainda hoje, diz a lenda de que há quem conheça o Gorillaz mas não conheça Damon Albarn e o seu trabalho anterior. Se isso é verdade ou não, não podemos dizer, mas o fato é que o Gorillaz faturou um Grammy, recebeu mais 5 indicações e levou 5 certificados de platina pelo segundo album, o Demon Days. Quer mais?

O trabalho mais recente de Albarn então, é o The Good, The Bad and The Queen. Com esse nome, Damon lançaria um disco solo, mas mudou de idéia e formou um quarteto e deu esse nome a banda, e o disco... adivinha só, tem o mesmo nome. A banda tem um line-up de respeito, com o próprio Damon nos vocais, o ex-Clash Paul Simonon no baixo, Simon Tong que tocou no The Verve e no próprio Blur nos anos em que Graham Coxon esteve fora, inclusive, tendo gravado o último disco de inéditas do Blur, Think Tank, em 2003 e o baterista da banda Africa '70, Tony Allen.

Os singles do disco alcançaram boas posições nas paradas e o disco recebeu boas críticas da imprensa especializada. No mais, quando todos achavam que Damon ia continuar com seus projetos pra lá de diferentes, o que inclui uma ópera para a as Olimpiadas de Pequim em 2008, ele, e seus antigos companheiros decidem ressucitar o Blur, que já lançou uma coletânea, entitulada Midlife: A beginners guide to Blur, que segundo Albarn, é um guia para as pessoas mais novas, e que diz algo como: "Hey, nós somos o Blur!"

Em 2009 então, depois de seis anos separados, o Blur volta no maior festival ao ar livre do mundo, o Glastonbury, o mesmo festival que consagrou a banda anos antes. No mais, é esperar pra ver o que vem dessa mente irriquieta de Damon Albarn, uma vez que ele prometeu discos novos tanto do Gorillaz quanto do próprio Blur.

That's all, folks!

1 Response to DAMON ALBARN

10 de fevereiro de 2010 às 21:04

GÊNIO!
E é verdade sobre muitos conhecer o Gorillaz e não o Blur, ou até mesmo o Damon. Alguns amigos meus são assim. q Hahaha!

 

Copyright © 2009 Coffee, TV and Music All rights reserved.
Converted To Blogger Template by Anshul Theme By- WooThemes