GUNS N' ROSES

Aproveitando que Axl Rose e sua nova banda entraram em turnê para finalmente divulgar o tão aguardado Chinese Democracy, vamos falar hoje do disco que contribuiu e muito para que Rose tivesse o direito de ser chamado de lenda do rock.

Que disco? Appetite For Destruction, óbvio! Antes de qualquer coisa, é preciso dizer que o disco é tão bom, mas tão bom, que mais parece um Greatest Hits da banda, de tanta coisa boa que tem. E sabem o que é o mais surpreendente de tudo isso? É o debut-album do Guns.

Sim, senhoras e senhores, no saudoso ano de 1987 (que eu não vivi) Axl Rose, Slash, Izzy Stradlin, Duff McKagan e Steven Adler mostravam ao mundo que o Hard Rock não se resumia às baladinhas do Bon Jovi, e nem aos laquês, maquiagens e calças de zebrinhas do Poison e do Mötley Crüe.

Embora os estilos fossem parecidos, o Guns N' Roses ia na contra-mão de tudo isso no que diz respeito as letras das musicas. As canções eram pesadas, as letras eram como um tapa na cara de muita gente e... por muitas vezes chegavam a ser grosseiras.

As controversas sobre o álbum começam antes mesmo de você dar o play no disco; a primeira capa já gerou muita polêmica, pois mostrava um robô violentando uma mulher. Como em alguns lugares a capa foi censurada, uma capa alternativa, mostrando uma caveira de cada membro do GN'R foi colocada no lugar. A do robô você pode ver logo acima, na imagem que ilustra o post.

Sendo assim, aperte o play e veja que o disco é aberto com um dos maiores hits da banda, que inclusive, é tocado até hoje por Axl e sua nova banda: Welcome to the Jungle. Fala basicamente da realidade que os caras viviam na época, drogas, prostitutas e a vida nas ruas, na visão de alguém que acabou de chegar do interior de Indiana para viver na Los Angeles do final dos anos 80. Aliás, o clipe exemplifica bem isso.

Na sequência, o primeiro vestígio de plágio. Afinal, todos nós temos nossas influências, e por que com o GN'R seria diferente? Influenciados pela levada punk do baixista Duff McKagan, os caras compuseram It's So Easy, cuja introdução soa idêntica à Liar, do Sex Pistols.

Nightrain é sobre um drink barato e que fala sobre beber rápido e sair fora. Lars Ülrich, baterista do Metallica teria ficado chocado ao ouvir a música e, sobre a mesma ele disse: "Eu nunca tinha ouvido ninguém cantar daquele jeito"

Out Ta Get Me tem uma pegada toda stoneana (aka: Rolling Stones), a letra fala sobre direitos violentados, e sobre alguém te culpar, mesmo sabendo que você não fez nada.

Adiante, temos Mr. Brownstone, que foi escrita pelo guitarrista Izzy Stradlin, que teve como influência para compor a canção uma conversa que ele teve com o outro guitarrista, Slash, sobre seu vício em heroína, como pode ser visto nesse trecho da letra: "I used ta do a little but a little wouldn't do. So the little got more and more. I just keep tryin' ta get a little better. Said a little better than before". Que em português diz algo como: "Eu costumava usar um pouco mas um pouco não dava então o pouco foi aumentando mais e mais eu só tentava ficar um pouco melhor. Digo, um pouco melhor que antes"

A faixa 6 é outro dos grandes hits da banda, Paradise City, que a exemplo de Jungle, Easy, Nightrain e Brownstone, é tocada até hoje em absolutamente todos os shows da banda. Mais precisamente, ela fecha todas as apresentações.

Slash afirma que Paradise City foi escrita na parte traseira de uma van alugada, quando voltavam de um show em São Francisco com a banda Jetboy. Toda a banda estava bebendo e tocando violão, quando de repente ele veio com a introdução e logo em seguida, Duff McKagan e Izzy Stradlin começaram a tocar junto com ele. Slash então iniciou sussurrantemente uma melodia, e Axl Rose cantou: "Take me down to the paradise city". A banda continuou escrevendo a letra da canção no restante da viagem, e Slash fez os últimos reparos no riff criado.


Alguns acham que a letra de Paradise City é sobre Los Angeles e toda a sua corrupção da época. Já outros, presumem que Axl Rose e Izzy Stradlin falavam sobre a cidade de Lafayette (Indiana) na música. Axl Rose, em entrevista para a revista Hit Parader, declarou que os versos são mais sobre estar na selva, e o coro sobre estar voltando para Midwest, ou qualquer outro lugar.


Foi essa música que fechou a maioria dos shows das turnês de Use Your Illusion e Chinese Democracy (Que ainda não tinha saído, mas havia uma turnê do disco. Estranho não?!).


Pois bem, Paradise City ainda ficou no 3º lugar da lista dos maiores solos de guitarras de todos os tempos pela revista Total Guitar, e ganhou vários prêmios similares ao longo dos anos. Além de tudo, ainda ficou na 453º posição na lista dos 500 maiores sons de todos os tempos da revista Rolling Stone.

Metade do vídeoclipe de Paradise City foi filmado no Giants Stadium em Nova Jersey, quando estavam em turnê com o Aerosmith, e em outra metade, os membros da banda são vistos a bordo do jato Concorde, indo para a Inglaterra onde seria realizado o festival Monsters of Rock.


Lá aconteceu o trágico acidente em que dois fãs morreram pisoteados. O Guns N' Roses decidiu colocar partes desse concerto no clipe, em sinal de respeito e luto ás pessoas que morreram no local. Além disso, baixista Duff McKagan pode ser visto com uma camiseta do Aerosmith na filmagem.


Na sequência, embora não tenha sido single, aqui temos uma das melhores canções do disco, e uma das mais queridas pelos fãs também, My Michelle. Entre 2006 e 2007, Sebastian Bach, ex-vocalista do grupo Skid Row fazia participações especiais nessa música nos shows do novo Guns.


Think About You tem uma pegada mais leve, mais doce, talvez servindo de amostra pro que viria pela frente. Aliás, a respeito da música, ela foi tocada algumas vezes em 1986 e 1987 e depois foi enterrada pela banda, sendo executada novamente apenas em 2001, na volta de Axl Rose no Rock In Rio 3. Aliás, o que Think About You poderia pretender, era quebrar um pouco do ritmo pesado e rápido do disco, para preparar os fãs para o maior hit da banda, que vem na faixa seguinte: Sweet Child O' Mine.


A sua principal característica é o riff inicial feito pelo então guitarrista da banda Slash. Juntamente com a voz de Axl Rose, fez com que Sweet Child O' Mine obtivesse uma sonoridade inconfundível e se tornasse num dos grandes hits da história do rock.


Dizem por aí que a música surgiu por acidente. Slash, Duff e Izzy estavam sentados na sala de estar perto da lareira (Detalhe: Eles não tinham TV!), onde Slash se encontrava tocando a introdução de Sweet Child, enquanto Izzy e Duff tocavam os acordes por trás dela. Axl estava no andar de cima, em seu quarto, e ao ouvi-los, começou a escrever a letra.


Slash classificava aquela sequência de guitarra como um "exercício pessoal meio idiota", inclusive, reza a lenda de que Slash detesta tocar Sweet Child O' Mine, ainda mais depois que Axl Rose disse que nada que falasse de amor e felicidade (como a letra de SCO'M) fazia sentido para Slash, ele só queria fazer músicas sobre bebedeiras, drogas e tristezas.


No dia seguinte à criação do riff, quando estavam ensaiando no Burbank Studios (fazendo uma pré-produção), Axl quis que tocassem novamente o que estavam tocando na noite anterior. Logo, ela se transformou em uma música, e ao ser lançada fez o maior sucesso.


Ao longo dos anos, a música teve muitas indicações, citações, aparições em filmes, jogos e ganhou muitos prêmios, dentre eles, a 1ª posição na lista da revista Total Guitar por ter o mais famoso riff da história do rock.


Nas faixas 10 e 11 o disco tem uma ligeira queda de qualidade. Nada que faça você parar de ouvir o album ou pular as faixas, só que... são as faixas menos festejadas do album. Estamos falando de You're Crazy, que tem aqui uma roupagem mais punk rock, diferente da apresentada no disco que seria lançado no ano seguinte, o GN'R Lies, onde ela tem uma pegada mais pop, mais acústica e Anything Goes, que tem um tom sexista; assim como Rocket Queen, que fecha o disco e que é presença certa em praticamente todos os concertos do grupo independente da sua formação.


No mais, o disco é altamente recomendável a compra e... sem dó de por a mão na carteira, porque vale o investimento. Embora seja um "mais do mesmo" que misturava Aerosmith, Rolling Stones e Led Zeppelin; é uma verdadeira aula de Hard Rock.


That's all, folks!

2 Response to GUNS N' ROSES

23 de dezembro de 2009 às 09:12

Paguei barato no meu e enjoei em pouco tempo ahhuahauhuahau
Só mantive os maiores hits mesmo.

26 de dezembro de 2009 às 09:35

"Sim, senhoras e senhores, no saudoso ano de 1987 (que eu não vivi) Axl Rose, Slash, Izzy Stradlin, Duff McKagan e Steven Adler mostravam ao mundo que o Hard Rock não se resumia às baladinhas do Bon Jovi, e nem aos laquês, maquiagens e calças de zebrinhas do Poison e do Mötley Crüe."

Adoro as maquiagens, laquês e calças de zebrinha *-*

Esse é um dos melhores discos do hard rock, simples assim.

 

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