EMO DAY

Ah, os emos. O movimento emo é muito mais antigo do que se imagina. Começou na cena Punk/Hardcore de Los Angeles dos anos 80. Reza a lenda de que uma fã teria gritado num show do Rites Of Spring: "You're emo!".

Isso veio devido ao fato de as bandas de HC da época colocarem um pouco mais de sentimento em suas composições. Porém, não é por isso que o "movimento emo" tomou as proporções que tomou. O que aconteceu foi uma reestilização nos seus seguidores, que juntaram os visuais darks dos góticos, a franja do alternativo, os all stars dos punks, além do som, ter suas raízes nos já anteriormente citados Punk e Hardcore.

No começo da década de 2000, bandas como My Chemical Romance e Taking Back Sunday até seguiam isso à risca. Porém, sob influência de bandas como Green Day e Blink 182, que tempos mais tarde iriam aderir ao movimento, surgem bandas como o Simple Plan e o Good Charlotte, que trazem um som mais distante do Hardcore e mais próximo do Pop Punk.

Mas com o passar dos anos, bandas novas foram surgindo, e cada uma dessas bandas resolveu atirar pra um lado diferente, como o Panic! At The Disco, que começou como um The Killers de franja, trazendo junto às guitarras, sintetizadores e batidas eletrônicas e que, tempos mais tarde, abandonou de vez o rótulo, indo pro lado Indie/Hype/Folk da coisa.

No Brasil, começou a ganhar vida um pouco antes da metade da atual década, mais precisamente entre 2003 e 2005. Bandas como o CPM 22 começam a ganhar o destaque da grande mídia, trazendo filhotes como o Nx Zero. Na mesma safra, porém com uma levada diferente, ganha destaque a banda gaúcha Fresno, depois de anos no underground. A ascenção da banda, se deve, em partes à queda de popularidade do Nx Zero, sobretudo depois de demonstrações de estrelismo do vocalista e do episódio onde a banda já anteriormente citada, Taking Back Sunday, acusa o Nx Zero de plágio.

Porém, o estilo sofreu uma reestilização. Foram abandonados os visuais escuros e roupas coloridas e alegres ganharam espaço nos guarda-roupas dos emos. Bandas como o McFLY, cujo som não tem nada de emo, resolveram apostar nas franjas, pois viram que era rendável. Hoje, o emo não é nem sombra (sem trocadilhos) do que foi no começo da década. Hoje, bandas como All Time Low, Paramore e seus covers brasileiros Cine e Fake Number apostam no colorê da coisa. Além do som, que variou bastante, sintetizadores, batidas eletrônicas alegres ganharam destaque. Outras bandas resolveram investir em pianos e violinos, tornando seu som mais melódico.

O Gloria, que é um dos filhotes do Nx Zero, ainda aposta nas cores escuras, porém, ressucita o Hardcore perdido, também mostrando outro elemento bem popular no emo da gringa, o screamo, que outrora foi muito utilizado no Nü Metal (New Metal).

Ainda há a questão da tolerância entre os emos. Que pra ser da tribo, você não precisa necessariamente ter franja. Ou o fato deles aceitarem que meninos beijem meninos e meninas beijem meninas. Isso já foi muito contestado, e ainda é, mas aquele ódio que as pessoas cultivavam dos emos, passou, pelo menos um pouco, aqueles adolescentes que odiavam emos há 5 ou 6 anos atrás cresceram e tiveram que cuidar de suas vidas, os emos da época, também.

E pra fazer uma singela homenagem ao emo day...

Post ao som de: ¡Viva La Gloria! - Green Day. (Pra quem não sabe, faixa 4 do disco mais recente da banda, o 21th Century Breakdown, que é de longe a coisa mais emo do GD)

That's all, folks!

P.S: A foto é meramente ilustrativa. (Ou não)

13 Response to EMO DAY

Isa
24 de setembro de 2009 às 10:09

eu gosto de calças coloridas. q

24 de setembro de 2009 às 10:32

Muito bem explicado. Afinal, ninguém melhor pra explicar sobre emos do que um grande emo *-*

24 de setembro de 2009 às 10:35

CT&M responde:

Ah sim. Mas não sou eu que sou fã do Green Day e assumi que o 21th Century Breakdown é emo, né Carol? *-*

24 de setembro de 2009 às 10:40

Bom Post... Mas dizer q o Som de McFly não é eMo táis de Brincadera né?!

24 de setembro de 2009 às 12:15

green day emo ¬¬' pela mor..ja tentou analisar as letras? eeeeeeh comodismo :D

24 de setembro de 2009 às 13:01

seja emo ou whatever, eu amo Green Day e acho o American Idiot muuito bom.

já Cine é outra história, detesto ¬¬

24 de setembro de 2009 às 13:08

CT&M responde:

A galerë ainda leva muito a sério esse negócio de chamar sua banda preferida de emo. Gentem, eu disse que o 21th Century Breakdown é emo, não não ruim. Não é porque é emo que é ruim.

O The Black Parade, do My Chemical Romance é melhor que muito disco de banda "não-emo" por aí.

P.S: Tá aparecendo PUREMAN pra eu digitar aqui no código de verificação. Uma graça, não acham?

Juu
24 de setembro de 2009 às 14:08

Olha só, seu dia jujunior *-*
HIDASHIDOHSA
E !viva la gloria! não é legal, só a que termina em interrogações e me lembra misery...
enfim,
você nao escreveu de cine né?

parabéns guri x3

24 de setembro de 2009 às 17:58

parabens J pelo seu dia

25 de setembro de 2009 às 16:12

Junior fazendo homenagem a ele mesmo. rs

25 de setembro de 2009 às 18:09

CT&M responde:

Ã, tá todo mundo engraçadão né. ¬¬

26 de setembro de 2009 às 21:44

Tudo lixo e gay. Sem mais.

Anônimo
21 de outubro de 2010 às 14:31

Antes Green Day que Lady Gaga. Hahahahaha

 

Copyright © 2009 Coffee, TV and Music All rights reserved.
Converted To Blogger Template by Anshul Theme By- WooThemes